Plano de Manejo do Parque da Serra Negra da Mantiqueira será entregue em cerimônia; saiba como se inscrever

Evento é voltado para órgãos públicos, empresários do setor do turismo, produtores rurais e estudantes


Por Nayara Zanetti

26/08/2025 às 14h23

Serra Negra  plano de manejo
Foto: Divulgação

O Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira (PESNM), localizado entre os municípios de Santa Bárbara do Monte Verde, Lima Duarte, Rio Preto e Olaria, na Zona da Mata mineira, será oficialmente entregue nesta quinta-feira (28), às 14h, na Corporação Musical Nova Aurora, em Olaria. O evento, promovido pelo Sebrae Minas e pela Prefeitura Municipal de Olaria, também vai contar com a apresentação do Catálogo Turístico do município que sedia do evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Loja Sebrae

A ação é voltada principalmente para órgãos públicos, empresários do setor do turismo, produtores rurais e estudantes da região de Lima Duarte, Olaria, Rio Preto, Santa Bárbara do Monte Verte, Bom Jardim de Minas, Bias Fortes, Pedro Teixeira e Juiz de Fora. 

“O seminário é uma oportunidade para mostrar como o Plano de Manejo será essencial para o desenvolvimento do parque e instrumento inspirador para o avanço de estudos científicos e do turismo sustentável. Os documentos são ricos de informações para biólogos, escolas e demais pessoas interessadas no meio ambiente e no turismo da região”, afirma o analista do Sebrae Minas Tarcísio Fagundes. 

Plano de Manejo foi aprovado em abril

O Plano de Manejo do PESNM foi aprovado, no final de abril, pela Câmara de Proteção à Biodiversidade e de Áreas Protegidas (CPB) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). Com o documento, diretrizes para gestão e planejamento das atividades na Unidade de Conservação (UC) foram definidas, contribuindo para a gestão sustentável dos recursos naturais e atendendo às demandas da população. A próxima etapa é colocar em prática essas políticas e normas. Conforme apurado pela Tribuna em maio deste ano, ainda não há previsão de abertura oficial do parque. 

O Plano de Manejo foi elaborado pelo Programa de Educação Ambiental (Prea), a partir da contratação do Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Olaria, após processo seletivo. A UC foi criada em 2018 com o objetivo de preservar remanescentes naturais da região e promover o uso sustentável para fins turísticos, culturais, científicos e educativos. A área totaliza 4.203,96 hectares na Zona da Mata mineira. O parque é gerido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.