Pássaros silvestres sem anilha de identificação são apreendidos pela Polícia Militar

Homem mantinha espécies como trinca-ferro, coleiro e papagaio


Por Tribuna de Minas

26/01/2026 às 10h13

pássaros silvestres
(Foto: PMMG/Divulgação)

Pássaros silvestres foram apreendidas pela Polícia Militar em Miraí – município da Zona da Mata Mineira, a cerca de 155 km de Juiz de Fora – na última sexta-feira (23). De acordo com os militares, o caso aconteceu na Rua Zumbi dos Palmares, no Bairro Tucano, onde um homem, de idade não informada, mantinha aves como trinca-ferros, coleiros e papagaios sem anilha de identificação.

De acordo com a PM, após denúncias anônimas, a equipe compareceu no local, onde o homem confirmou a posse dos pássaros silvestres e informou não estar cadastrado junto ao IBAMA. Ele foi enquadrado pelo crime de caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida licença.

O homem não teria sido preso, por ter se comprometido – por meio de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) – a comparecer no Juizado Especial Criminal da Comarca de Miraí. Tanto os pássaros silvestres quanto as gaiolas foram encaminhadas à Polícia Militar do Meio Ambiente de Cataguases, não sendo constatados indícios de comercialização.

A PM não soube informar o valor da multa aplicada, pois, de acordo com a coorporação, quem define o valor da multa é a Polícia Militar do Meio Ambiente.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.