Parque do Ibitipoca tem visitação ampliada para 750 pessoas
Informação foi comunicada pela administração; para acessar o parque, é preciso realizar o agendamento prévio
O Parque Estadual do Ibitipoca, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), localizado a cerca de 90 quilômetros de Juiz de Fora, teve sua visitação ampliada a partir desta quarta-feira (24). A informação foi comunicada pela administração nas redes sociais. A unidade já pode receber até 750 pessoas por dia. Até então, o total permitido era de 500 visitantes, em razão das limitações impostas pela pandemia da Covid-19. Para acessar o parque, no entanto, todos deverão, obrigatoriamente, realizar o agendamento prévio através do site www.parqueibitipoca.eco.br e fazer o uso da máscara no local.
O aumento no número de visitas foi permitido, uma vez que tanto a macrorregião como a microrregião onde o parque está localizado passaram para a onda amarela do Plano Minas Consciente, do Governo de Minas. Essa mudança permite a abertura para até 75% da capacidade de visitantes do atrativo, que, antes da pandemia, alcançava a média de mil pessoas por dia.
Houve ampliação também dos horários de saída para as trilhas. No Circuito Janela do Céu serão permitidos dois horários na parte da manhã, às 7h e às 9h, com o limite de 93 pessoas. Enquanto no Circuito do Pião serão quatro intervalos de saídas para a trilha, nos horários 7h30, 9h30, 10h30 e 12h30, com limite de 62 pessoas por horário. Para o Circuito das Águas serão disponibilizados cinco intervalos de saídas para a trilha, às 8h30, 10h, 11h, 13h e 14h, com até 63 pessoas em cada um.
De acordo com a assessoria do Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) o número de visitações diárias poderá sofrer alterações a qualquer momento, conforme definições do Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas. A comissão é responsável por determinar e setorizar as atividades que poderão funcionar, de acordo com a onda de cada região em relação à pandemia.
Oscilação
Desde o final de 2020, o Parque do Ibitipoca enfrenta instabilidade em seu funcionamento, com sucessivos fechamentos e aberturas. Após ser reaberto em outubro, o espaço voltou a ser fechado no Natal, dia 25 de dezembro, “em atenção às determinações e normas técnicas do Comitê Extraordinário Covid-19”, segundo comunicado. No dia 7 de janeiro, o IEF anunciou a reabertura do parque para o dia 9 daquele mesmo mês.
As visitas funcionavam apenas por meio de agendamento prévio, com limitação de entrada de 500 pessoas por dia no local. Entretanto, no dia 14 de janeiro, o IEF suspendeu novamente as visitações. A partir do dia 16 daquele mês, o Parque de Ibitipoca foi novamente fechado devido a regressão da microrregião de Lima Duarte à onda vermelha do Minas Consciente. Entretanto, pouco mais de duas semanas depois, no último dia 3, o parque foi novamente aberto pelo IEF.
Após uma semana de funcionamento, ainda seguindo restrições por conta da pandemia e por determinação do Governo de Minas, as atividades do espaço voltaram a ser suspensas. No feriado de Carnaval, entre os dias 12 e 17, o parque foi novamente fechado, conforme determinação do Comitê Extraordinário Covid-19.