Subida da Serra de Petrópolis segue interditada e com risco de deslizamentos

Com o acesso fechado, a rota alternativa passa pela Serra Velha da Estrela, na RJ-10


Por Elisabetta Mazocoli

23/03/2024 às 13h08

subida serra de petrópolis concer subida serra de petrópolis concer 2 subida serra de petrópolis concer 3
<
>
Fotos: Concer

A subida da Serra de Petrópolis foi interditada na tarde de sexta-feira (22) e permanece desta forma neste sábado (23), por conta das chuvas que têm atingido a região que geraram riscos de deslizamentos no local. A Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio de Janeiro (Concer), que administra o trecho, informou, nesta manhã, que foi decidido continuar com o fechamento da área devido ao grande acúmulo de chuvas registrado no município do estado do Rio de Janeiro nas últimas 24 horas, o que ocasiona a saturação das encostas e causa o risco de novos deslizamentos. Com o acesso fechado, a rota alternativa passa pela Serra Velha da Estrela, na RJ-10.

A decisão permanece ao menos até o início da tarde deste sábado. Por volta das 12h50, a Companhia afirmou que uma segunda vistoria de uma equipe técnica estava em andamento na subida e também na pista de descida da Serra de Petrópolis – esta mesmo sem a interdição momentânea.

É feita, nesta tarde, “uma avaliação das condições das encostas do trecho. Na manhã de hoje, uma primeira vistoria de engenheiros e geólogos recomendou que a pista de subida permanecesse interditada preventivamente para resguardar a segurança dos usuários diante do volume concentrado de chuva (quase 300mm) e do risco de novos deslizamentos”, afirma a empresa em nota.

A interdição da subida da Serra está sendo feita a partir do pedágio de Caxias, no sentido Juiz de Fora, onde há opção de retorno. De acordo com a concessionária, as equipes técnicas também pretendem escalar os pontos mais críticos para avaliar e traçar soluções emergenciais e de engenharia que possam ser adotadas para a segurança dos viajantes.

subida serra de petropolis concer 4
Foto: Concer

Mais de 40 ocorrências na Serra de Petrópolis

subida serra de petropolis concer 5
Foto: Concer

Ao todo, a subida da Serra de Petrópolis apresenta 27 ocorrências. A descida, por sua vez, tem 16 chamados e permanece aberta, com recomendação de que os usuários evitem o trecho. Equipes operacionais estão no local realizando a desobstrução e limpeza das áreas afetadas, e banheiros químicos e água mineral estão sendo disponibilizados aos indivíduos que precisam passar pelo local.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.