VÍDEO: Bombeiros removem enxame de abelhas de basílica na região

Enxame foi retirado com uso de guindaste e equipamentos de proteção


Por Tribuna de Minas

20/02/2026 às 08h27- Atualizada 20/02/2026 às 08h43

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi acionado no final da tarde de quinta-feira (19) para atender a uma ocorrência envolvendo um enxame de abelhas na Basílica de São José Operário, em Barbacena, município do Campo das Vertentes distante cerca de 110 quilômetros de Juiz de Fora.

De acordo com o solicitante, as abelhas estavam instaladas na parte superior de uma das portas de acesso à igreja e representavam risco de ataque a fiéis que frequentavam o local. Diante da possibilidade de acidentes, principalmente com crianças e idosos, a equipe avaliou a situação e adotou medidas para a retirada do enxame.

A ação foi realizada com técnicas apropriadas, uso de equipamentos de proteção individual e auxílio de um guindaste, para garantir a segurança dos militares e das pessoas presentes. Após a remoção, o local foi deixado em segurança e as abelhas foram soltas posteriormente em uma área de mata fora da zona urbana.

Bombeiros removem enxame de abelhas de basílica em Barbacena
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros orienta que, em situações semelhantes, a população não tente intervir por conta própria e acione imediatamente o telefone 193.

Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.