Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Mais de 60% das cidades da Zona da Mata não registraram mortes por Covid-19 nos últimos 30 dias

Levantamento foi feito com dados coletados pelo pesquisador Wesley Cota da UFV através do boletim epidemiológico da SES-MG


Por Ester Vallim, estagiária sob supervisão da editora Regina Campos

14/10/2021 às 21h26- Atualizada 15/10/2021 às 07h59

Mais da metade dos municípios da Zona da Mata mineira não registraram óbitos por Covid-19 nos últimos 30 dias. Os dados são do levantamento feito pelo pesquisador Wesley Cota da Universidade Federal de Viçosa (UFV) a partir dos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Segundo aponta o levantamento, das 140 cidades que compõem a região, 86 estão sem registrar vítimas pelo coronavírus no período de 13 de setembro até 13 de outubro. Isso representa 61,43% dos municípios. Em relação a confirmação de novos casos, 22 cidades não registraram novas pessoas infectadas pelo vírus no mesmo período, correspondendo a 15,71% da região.

Com aproximadamente 43 mil habitantes, Visconde do Rio Branco é a cidade mais populosa na região que não registrou óbitos por Covid-19 no último mês. Os municípios com menor população são Paiva (1.517 habitantes) e Antônio Prado de Minas (1.577 habitantes). Mais de 90% dos municípios que não registraram vítimas por Covid-19 neste período possuem até 15 mil habitantes.

Das 22 cidades que não confirmaram novas infecções pelo novo coronavírus no último mês, a que possui a maior quantidade de habitantes é Rio Pomba, com aproximadamente 18 mil pessoas. As cidades com menor população são Olaria (1.694) e Antônio Prado de Minas (1.577). Mais de 80% dessas cidades possuem até 5 mil habitantes.

O conteúdo continua após o anúncio

Relação entre número de habitantes e contágio

Segundo o pesquisador Wesley Cota, existe uma relação direta entre o número de habitantes nas cidades e a diminuição acentuada do contágio. “As cidades menores têm menos pessoas, então, você consegue manter uma taxa de mortalidade menor. Isso é natural. Outro aspecto também é a vacinação, que é mais fácil de se atingir a cobertura do público em cidades menores do que em cidades maiores. Ainda tem os fluxos, porque o interior é mais isolado, os grandes centros têm um fluxo maior de pessoas de diferentes locais.”

Ele ainda afirma que com esses dados é possível perceber uma mudança no comportamento da Covid-19 e a forma como ela afeta os municípios. “Eu estava analisando esses dados desde o começo da pandemia. Lá no início, quando só se falava da contaminação nas capitais, a gente mostrou que o interior também ia ser atingido. Agora o que a gente vê é o processo inverso, o interior está se curando antes que os grandes centros, e estamos vendo esse processo graças à vacina.”

Cidades que não registraram casos nos últimos 30 dias

Antônio Prado de Minas
Aracitaba
Argirita
Barão de Monte Alto
Bias Fortes
Coronel Pacheco
Descoberto
Ewbank da Câmara
Guarani
Mercês
Olaria
Oliveira Fortes
Pedro Teixeira
Piau
Rio Doce
Rio Pomba
Santa Cruz do Escalvado
Santana do Deserto
São Sebastião da Vargem Alegre
Senhora de Oliveira
Tabuleiro
Vieiras

Cidades que não registraram óbitos nos últimos 30 dias

Abre Campo
Alto Caparaó
Alto Jequitibá
Alto Rio Doce
Amparo do Serra
Antônio Prado de Minas
Argirita
Barra Longa
Belmiro Braga
Bicas
Brás Pires
Caiana
Cajuri
Canaã
Caparaó
Caputira
Chácara
Coimbra
Coronel Pacheco
Descoberto
Divinésia
Divino
Eugenópolis
Ewbank da Câmara
Faria Lemos
Fervedouro
Goianá
Guaraciaba
Guarani
Guarará
Guidoval
Guiricema
Jequeri
Lamim
Laranjal
Mercês
Miradouro
Miraí
Olaria
Oliveira Fortes
Oratórios
Orizânia
Paiva
Palma
Patrocínio do Muriaé
Paula Cândido
Pedra Bonita
Pedra Dourada
Pedro Teixeira
Pequeri
Piau
Piedade de Ponte Nova
Piraúba
Presidente Bernardes
Raul Soares
Recreio
Reduto
Rio Doce
Rio Espera
Rio Pomba
Rochedo de Minas
Rodeiro
Santa Bárbara do Monte Verde
Santa Cruz do Escalvado
Santa Rita de Ibitipoca
Santa Rita de Jacutinga
Santana do Manhuaçu
Santo Antônio do Aventureiro
Santo Antônio do Grama
São Francisco do Glória
São João do Manhuaçu
São José do Mantimento
São Miguel do Anta
São Sebastião da Vargem Alegre
Senhora de Oliveira
Sericita
Silveirânia
Simão Pereira
Tabuleiro
Teixeiras
Tocantins
Tombos
Vermelho Novo
Vieiras
Visconde do Rio Branco
Volta Grande

Tópicos: coronavírus / vacina

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia