O Parque Estadual do Ibitipoca, distante cerca de 90 quilômetros de Juiz de Fora, terá as visitas suspensas novamente a partir deste sábado (16), de acordo com o comunicado divulgado na tarde desta quinta-feira (12). A decisão foi informada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), que diz atender as determinações e normas técnicas do Comitê Extraordinário Covid-19, do Governo de Minas Gerais. Além disso, o fechamento do Parque de Ibitipoca ocorre de acordo com o plano Minas Consciente, tendo em vista a regressão da microrregião de Lima Duarte, na qual o parque está inserido, à onda vermelha.
À Tribuna, a gerente do Parque, Clarice Silva, reiterou que o IEF tem uma grande preocupação com a saúde da população e com a situação nesse momento da pandemia. Antes da suspensão das visitas, com o retorno à fase mais restritiva do plano Minas Consciente, o Parque seguia com as atividades, seguindo todos os protocolos da onda amarela.
“Na onda amarela, funciona com 50% da capacidade, e as visitas só ocorrem com agendamento prévio. Na hora de agendar, o visitante precisa escolher o horário e o percurso, com a quantidade limitada de visitantes. Tudo foi elaborado, justamente, para que tenhamos o menor número de encontros possível entre os grupos, e a visita seja mais segura.” Desse modo, com o agravamento da pandemia, os cuidados, segundo a gerente, precisam ser intensificados.
Ela também apontou que, por conta disso, é preciso estar “preparado para as flutuações de ondas do Minas Consciente”. “Gostaria de ressaltar que tanto para os receptivos de turismo, que estão ligados ao Parque, quanto para os visitantes, que estejam sempre preparados para mudanças repentinas, para as flutuações das ondas. Que acompanhem o programa Minas Consciente no site do Governo de Minas e que estejam preparados para possíveis cancelamentos”, diz Clarice.
Histórico
Ao longo de 2020, o Parque Estadual do Ibitipoca já tinha tido as visitações suspensas em duas ocasiões. Primeiro, em março, quando a pandemia do coronavírus foi anunciada, por meio da Portaria número 17 do Instituto Estadual de Florestas, em que o prazo de pelo menos 30 dias de fechamento foi estabelecido. Os estabelecimentos comerciais do Distrito de Conceição de Ibitipoca ficaram fechados até agosto.
Em outubro de 2020, os agendamentos para visitas voltaram a ser realizados. Entretanto, em 24 de dezembro, quando a região retornou à onda vermelha do programa Minas Consciente, o parque voltou a ser fechado. Depois dessa decisão, ele tinha sido reaberto no último sábado (9), mas, uma semana depois, voltará a ser fechado.