Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Ibitipoca libera três novas cachoeiras para visitação

Atrações com possibilidade de banho foram incorporadas ao Circuito do Pico do Pião


Por Iuri Fontana, estagiário sob supervisão da editora Luciane Faquini

13/11/2019 às 20h35- Atualizada 14/11/2019 às 09h27

Pedra Furada é uma das novas atrações abertas à visitação do Parque Estadual do Ibitipoca (Foto: Clarice Silva)

O Parque Estadual do Ibitipoca, localizado em Lima Duarte, no distrito de Conceição de Ibitipoca, ganhou três novas atrações no último domingo (10). As três cachoeiras batizadas de Pedra Furada, Cachoeira do Encanto e Poço do Campari foram incorporadas ao Circuito do Pico do Pião, um dos três que compõem a unidade de conservação, por uma trilha de acesso de cerca de um quilômetro de extensão.

Cachoeira do Encanto (Foto: Rodrigo Paranhos)

O novo trecho de acesso foi aberto com técnicas de manejo sustentáveis, que evitam o processo de erosão. Foram implantadas estruturas para dar segurança tanto ao visitante como para o meio ambiente. As obras foram iniciadas em abril deste ano e contaram com a participação da comunidade local, como destaca a gerente da unidade Clarice Silva. “Eles ajudaram com a doação de materiais e mão de obra. O trabalho conjunto com a comunidade é uma prática do Ibitipoca e que funciona como chave para a efetividade das ações na unidade. A comunidade se sente parte do processo e se apropria do trabalho, e, quando isso é feito, ela dá mais valor à unidade de conservação, cuida e conserva mais.”

O conteúdo continua após o anúncio

O Parque Estadual do Ibitipoca recebe em média cerca de 90 mil visitantes anualmente. A unidade gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) possui três circuitos abertos à visitação: Janela do Céu, Circuito das Águas e Pico do Pião. O último, segundo a gerente da unidade, é o menos visitado. A incorporação de atrações que oferecem a possibilidade de banho ao roteiro, que antes não oferecia essa atração, deve ajudar a desafogar o fluxo em direção à Janela do Céu, principal atração do Ibitipoca.

O parque fica aberto diariamente, das 7h às 17h, com limitação de mil visitantes ao dia. As visitas na nova trilha já podem feitas.

Poço do Campari (Foto: Rodrigo Paranhos)

 

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia