Justiça converte em preventiva prisão de grupo ligado ao CV suspeito de planejar sequestro de família 

Organização criminosa monitorada desde setembro teria ligação com o Comando Vermelho e planejava manter família sob ameaça para viabilizar o roubo


Por Pâmela Costa

13/05/2026 às 11h14

O grupo de ao menos cinco pessoas, com idades entre 19 e 46 anos, suspeito de planejar o sequestro da família de um empresário em Rodeiro, teve a prisão em flagrante convertida em preventiva pela Justiça. Segundo a Polícia Civil, a célula criminosa é investigada por mais de 20 roubos na Zona da Mata e teria ligação com a facção criminosa Comando Vermelho.

Os resultados das investigações, apresentados nessa terça-feira (12) durante uma coletiva de imprensa em Cataguases, apontam que os suspeitos atuavam de forma estruturada e com funções previamente definidas dentro da organização criminosa. Eles também foram apontados como responsáveis pelo monitoramento da polícia, logística e execução direta de crimes.

Para o delegado Giovane Dantas, que coordenou a operação e as investigações ao lado do delegado Pedro Henrique Vasques, o padrão adotado pelos suspeitos foi identificado em cerca de 20 crimes patrimoniais registrados na região. “Eles agiam sempre com o mesmo modus operandi, marcado pela violência e pelo uso de veículos clonados para dificultar a identificação policial”, destacou.

Grupo vinha sendo monitorado há meses

A Polícia Civil informou ainda que a organização criminosa vinha sendo monitorada há meses e que as investigações sobre o grupo ocorriam, pelo menos, desde setembro do ano passado. Segundo a corporação, foi essa linha investigativa, aliada à atuação integrada entre as delegacias de Cataguases, Ubá, Rio Pomba e Visconde do Rio Branco, que possibilitou a prisão dos suspeitos na madrugada de sábado (9), pouco antes de o grupo invadir a residência de um correspondente bancário. Conforme apurado, o plano era manter a família sob ameaça para viabilizar o roubo.

Quatro suspeitos, com idades entre 18 e 46 anos, foram abordados no momento em que tentavam acessar a residência. Com eles, os policiais apreenderam objetos como pé de cabra, fitas adesivas, combustível e isqueiros.  Já o quinto integrante da organização criminosa, um jovem de 19 anos que atuava como “batedor” – responsável por alertar os demais sobre a presença policial, tentou fugir ao perceber a aproximação das equipes, mas foi localizado e preso nas proximidades. 

O carro que vinha sendo utilizado pelos suspeitos, com identificadores adulterados, também era fruto de um roubo ocorrido no Estado do Rio de Janeiro. Ao menos 15 suspeitos já foram presos nas investigações relacionadas a essa organização criminosa na região.  O chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Eurico da Cunha Neto, destacou a ação como um exemplo do enfrentamento do crime organizado na Zona da Mata.

“A Polícia Civil de Minas Gerais tem atuado de forma estratégica no combate às organizações criminosas que tentam se instalar na região. Essa resposta rápida demonstra o comprometimento das equipes e a eficiência do trabalho investigativo desenvolvido pelas unidades do 4º Departamento, resultando na prisão de integrantes perigosos e na prevenção de um crime de extrema gravidade”, afirmou.