Problemas estruturais, agravados pelas chuvas, levam pais a suspender envio de alunos à escola municipal de Ibitipoca

Responsáveis relatam infiltrações e rachaduras e pedem suspensão das aulas à Secretaria de Educação de Lima Duarte


Por Hugo Netto

10/02/2026 às 10h07- Atualizada 10/02/2026 às 13h47

A Escola Municipal Padre Carlos, que atende do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, a cerca de 90 quilômetros de Juiz de Fora, está com a estrutura física comprometida, segundo relato de responsáveis por alunos. Conforme os pais, os problemas estruturais são agravados pelas fortes chuvas que afetam a região.

De acordo com Aline Martins, mãe de aluno, a unidade passou por um processo de ampliação que não foi finalizado. Ela afirma que o projeto estaria “mal executado e sem fiscalização, apresentando infiltrações intensas, mofo, rachaduras estruturais e alagamentos em períodos de chuva”.

“Apesar da precariedade da obra, a escola segue em funcionamento regular, com alunos frequentando o local normalmente”, denuncia. Um vídeo enviado à Tribuna mostra uma goteira dentro de uma sala de aula.

Na última segunda-feira (9), responsáveis e direção se reuniram para buscar uma solução em caráter emergencial. A decisão, segundo os pais, foi não enviar as crianças para a escola nesta terça-feira (10).

Um ofício foi encaminhado à Secretaria Municipal de Educação de Lima Duarte, solicitando a suspensão das aulas por tempo indeterminado. “Gostaríamos de frisar a importância de uma forte intervenção para manutenção de nossa vida escolar, em função de nossa preocupação com a saúde de nossos alunos”, diz o documento, assinado pelo gestor escolar Amarildo Geraldo Delgado.

Uma nova reunião entre pais e a Secretaria de Educação aconteceu às 10h desta terça-feira. Ela foi realizada no Espaço Multimeios, em Ibitipoca, pois a escola não tinha condições por estar alagada, segundo Aline. “A Secretária Municipal de Educação, através da Superintendência do Estado, vai propor a suspensão das aulas até 2 de março como medida emergencial. Até o fim da tarde teremos uma posição se as aulas serão suspensas ou não”, informa.

A Tribuna entrou em contato com a Prefeitura de Lima Duarte para solicitar posicionamento e questionar se as aulas serão suspensas e se há previsão para os reparos. A matéria será atualizada em caso de retorno.

Tópicos: escola / ibitipoca

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.