Passeio de Maria Fumaça que liga São João del-Rei a Tiradentes terá viagens extras no feriado
Trem turístico é o mais antigo em operação no país e atrai turistas do mundo inteiro
Um dos patrimônios históricos ferroviários do Brasil, principalmente de Minas Gerais, é a Maria Fumaça. Neste feriado do Dia da Independência, o tradicional passeio que liga São João del-Rei a Tiradentes terá viagens extras, realizando 18 passeios durante o período de quinta-feira (7) a domingo (10).
Este trem turístico é o mais antigo em operação no país e atrai turistas do mundo inteiro, por ser um dos poucos transportes que ainda roda em trilhos por 12 quilômetros. Durante o trajeto às margens da Serra de São José, os passageiros podem apreciar a paisagem que abre caminho entre o Cerrado e a Mata Atlântica, além da arquitetura do século XIX preservada. O percurso foi inaugurado em 1881 por Dom Pedro II, e ficou conhecido inicialmente como Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM).

O complexo ferroviário também oferece atrações como o Museu Ferroviário e a rotunda, uma estrutura utilizada para manutenção e armazenamento dos veículos.
Os ingressos são comercializados a R$ 70 (ida) e R$ 140 (ida e volta), valores de inteira. A meia-entrada é válida para crianças de 6 a 12 anos, com apresentação de certidão de nascimento; estudantes mediante documentação de escolaridade e identidade com foto; pessoas com deficiência portando carteirinha ou laudo médico; e pessoas acima de 60 anos apresentando documento de identidade com foto. Há entrada gratuita para crianças de 0 a 5 anos com apresentação de certidão de nascimento.
LEIA TAMBÉM
- Dia da Independência: confira os serviços que irão funcionar em Juiz de Fora no feriado
- Trem Turístico Rio-Minas tem 37km de trilhos prontos
A venda de passagens será feita por meio das bilheterias, nas estações de ambas as cidades e pela internet, através do site e aplicativo da Buson. Caso tenha dúvidas sobre a compra on-line, acesse o Guia de como comprar pela internet.
As bilheterias na estação de São João del-Rei funciona nesta quarta-feira (13h às 16h30), na quinta, sexta e sábado (8h às 12h; 13h às 16h30); e no domingo (8h às 11h), enquanto em Tiradentes irá operar quinta, sexta e sábado (8h às 12h; 13h às 16h30); e domingo (8h às 11h).
As bilheterias encerram a venda dos ingressos cinco minutos antes da partida de cada trem.