Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Seripa investiga queda de monomotor; duas pessoas morreram

Acidente ocorreu em Visconde do Rio Branco no fim da tarde de quarta-feira; órgãos vão apurar causas da queda


Por Tribuna

02/05/2019 às 09h07- Atualizada 02/05/2019 às 20h33

Avião caiu em um pasto no Povoado de Floresta, na Zona Rural de Visconde de Rio Branco (Foto: Divulgação/Bombeiros)

Especialistas do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) visitaram, nesta quinta-feira (2), a área onde caiu um monomotor modelo RV 9A Flayer experimental na Zona Rural de Visconde do Rio Branco, para iniciar as investigações sobre as causas do acidente, ocorrido no final da tarde de quarta (1º de maio). Dois homens que estavam na aeronave, de 29 e 31 anos, morreram na hora. Ambos eram moradores da cidade de Ubá.

O trágico acidente ocorreu por volta das 17h15, no Povoado Floresta, nas proximidades do aeroclube da cidade. O piloto e instrutor de voo Jackson Alves Cruz e o passageiro Diego Alves de Oliveira eram primos e tripulavam o monomotor, que ficou completamente destruído com o impacto. As vítimas foram encontradas presas na fuselagem. O ponto do acidente foi isolado para os trabalhos da perícia e os corpos foram retirados por militares. O desencarceramento demorou cerca de uma hora e meia, e, após os trabalhos periciais, os corpos foram liberados ao Instituto Médico Legal de Ubá.

O conteúdo continua após o anúncio

De acordo com informações do documento policial, testemunhas contaram que a aeronave realizava manobras no Clube de Aviação Floresta, e, em determinado momento, numa manobra de subida, o piloto não obteve êxito, o que teria ocasionado o choque com o solo. Ainda não se sabe se as vítimas faziam alguma atividade relacionada ao aeroclube. A Tribuna tentou contato com o local, mas, até o fechamento desta edição, as ligações não haviam sido atendidas.

Investigação

A assessoria de comunicação da Força Aérea Brasileira informou que investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), realizaram a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave. A ação inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a seqüência de eventos. A investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram. Apesar de questionado, o Seripa não informou qual a previsão para que as investigações sejam concluídas.

Paralelamente, a Polícia Civil também apura as causas da queda do monomotor e, nesta quinta, informou em nota que foi instaurado inquérito policial. As investigações ficarão a cargo do delegado Aldrey Toledo Ribeiro, que irá “levantar informações preliminares e realizar perícias do acidente” que vitimou as duas pessoas.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia