Justiça condena pai e filho por homicídio motivado pelo pagamento de um galo
Acusados foram condenados por homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) obteve a condenação de pai e filho a 35 e 30 anos de reclusão, respectivamente, em regime inicial fechado, por homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado. O julgamento, realizado pelo Tribunal do Júri de Governador Valadares, durou aproximadamente 15 horas e teve como motivação uma discussão sobre o pagamento de um galo.
O Conselho de Sentença reconheceu a autoria e materialidade delitivas, bem como as qualificadoras de motivo fútil e uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas. Foram rejeitadas as teses defensivas de legítima defesa, inexigibilidade de conduta diversa, desistência voluntária e homicídio privilegiado. O MPMG demonstrou a participação do filho nos disparos efetuados pelo pai, tese acolhida pelos jurados.
O crime ocorreu em 14 de maio de 2023, em Governador Valadares. Durante uma discussão em um bar sobre a venda de um galo, um dos réus efetuou disparos contra José Carlos, atingindo-o na mandíbula. Ao tentar defender o pai, Jackson Fernando foi atingido na região abdominal, o que resultou em sua morte.
A Justiça determinou a execução imediata das penas, com os condenados permanecendo presos para garantir a ordem pública e a aplicação da lei penal, por se tratar de crime hediondo.









