Chuva em Juiz de Fora supera média histórica de fevereiro; previsão aponta mais temporais no fim de semana
Alerta do Inmet prevê acumulados de até 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h, aumentando o risco de alagamentos e quedas de energia na cidade

O volume de chuva registrado em fevereiro já é mais que o dobro do esperado para o mês em Juiz de Fora. De acordo com dados atualizados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado chegou a 343,4 milímetros (mm), enquanto a média histórica para fevereiro é de 170,3 mm.
A média histórica é utilizada como referência para indicar se o volume de chuva está dentro da normalidade, abaixo, ou acima do esperado. O índice corresponde à média dos acumulados mensais registrados ao longo de 30 anos. Em Juiz de Fora, o cálculo considera a série histórica da estação convencional instalada no mesmo local da automática, com dados entre 1991 e 2020.
Nos dois meses anteriores, os volumes ficaram abaixo da média. Em dezembro de 2025, foram registrados 221,0 mm, frente a uma média histórica de 310,4 mm. Já em janeiro de 2026, o acumulado foi de 178,4 mm, também inferior aos 297,4 mm esperados para o período.
Com o acumulado expressivo já contabilizado em fevereiro, o mês fica acima do padrão climatológico para chuvas e aumenta o risco de transtornos, como alagamentos, deslizamentos e elevação no nível de córregos e rios, principalmente em áreas mais vulneráveis da cidade.
Previsão aponta chuvas intensas para o fim de semana
Na noite da última quinta-feira (19), a cidade registrou um acumulado de 66,3 mm em uma hora, conforme dados repassados pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O volume de chuva foi maior nos bairros Nossa Senhora de Lourdes e Vila Ideal. A chuva causou diversos danos na cidade, como a interdição do Acesso Norte devido a abertura de uma cratera e moradores do Santa Cruz ficaram sem energia em razão da queda de uma árvore sobre a fiação.

A previsão é de que o tempo chuvoso continue ao longo dos próximos dias. O Inmet publicou um aviso de chuvas intensas – grau de perigo, com início às 9h09 desta sexta-feira (20) e validade até as 23h59 de sábado (21).
De acordo com o órgão, podem ocorrer precipitações entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidades entre 60 e 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A orientação é que a população evite se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e, em caso de rajadas, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível. Em situações de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
A respeito da temperatura, a previsão do Inmet aponta queda das máximas ao longo do fim de semana. No sábado, a cidade deve registrar temperatura entre 20 e 23 graus, enquanto no domingo os termômetros variam entre 19 e 25 graus. Também há chance de chuva no domingo.