Frente fria em Juiz de Fora: semana terá temperaturas amenas e chance de chuva intensa

Inmet aponta reforço do canal de umidade e formação de ZCAS a partir de segunda-feira (19)


Por Mariana Floriano

19/01/2026 às 12h12

Quem não gosta do calor terá uma trégua ao longo desta semana. A aproximação de uma frente fria deve reduzir as temperaturas em Juiz de Fora e aumentar a chance de chuva na região. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o canal de umidade se intensifica com a chegada do sistema a partir desta segunda-feira (19), favorecendo a formação de um episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que deve atuar sobre Minas Gerais nos próximos dias.

A cidade também está sob alerta laranja (perigo) para chuvas intensas. O aviso, válido até as 23h59 desta segunda-feira, aponta risco de chuva de até 60 milímetros e ventos intensos. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O tempo instável deve permanecer até o fim de semana. Conforme o Inmet, ao longo desses dias há possibilidade de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora.

Tempo ameno

Com a maior cobertura de nuvens e a chuva, a temperatura fica amena na cidade. Nesta segunda-feira, a máxima não passa de 25 graus, e a mínima fica na casa dos 18.

A terça-feira (20) tende a ser mais amena, com máxima de 20 graus e mínima de 15. Há chance de chuva ao longo de todo o dia.

A quarta-feira (21) tem um cenário parecido com o do dia anterior: máxima de 17 e mínima de 14. Ao longo do dia, o céu terá muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas.

Na quinta-feira (22), o friozinho continua: os termômetros variam novamente entre 17 e 14 graus, e a chuva segue ao longo do dia.

A sexta-feira (23) apresenta uma tímida elevação da temperatura, com máxima de 21 e mínima de 16 graus. A chuva ainda pode ocorrer, mas perde força no fim de semana.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.