Veja quais serviços eleitorais seguem disponíveis após fechamento do cadastro

Eleitor ainda pode obter segunda via do título, realizar consultas e outras operações


Por Tribuna de Minas

09/05/2026 às 06h00

O cadastro eleitoral está fechado e os eleitores que precisam cadastrar a biometria, tirar o primeiro título, transferir o domicílio eleitoral ou regularizar a situação do documento terão que aguardar até 3 de novembro, quando o atendimento para esses serviços será retomado.

Apesar da suspensão dessas operações, outros serviços continuam disponíveis ao eleitor. Entre eles estão a consulta da situação eleitoral e do local de votação, a emissão da segunda via do título, a emissão de certidões, o pagamento de multas e a inscrição como mesário voluntário ou coordenador de acessibilidade.

Os atendimentos podem ser realizados nos cartórios eleitorais e nas centrais de atendimento ao eleitor em Minas Gerais. A partir de 7 de maio, o horário de funcionamento volta a ser de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.

Também é possível acessar alguns serviços pelo Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pela plataforma, o eleitor pode consultar a situação do título e o local de votação, emitir certidões e a segunda via do documento, além de pagar multas eleitorais.

No entanto, o pagamento de multas não regulariza automaticamente títulos cancelados. Nesses casos, será necessário solicitar a regularização do documento, serviço que só voltará a estar disponível em novembro, com a reabertura do cadastro eleitoral.

A consulta da situação do título, do local de votação e de eventuais multas, assim como a emissão de certidões e da segunda via do título, também pode ser feita pelo aplicativo e-Título.

Já a inscrição para atuar como mesário voluntário ou coordenador de acessibilidade segue disponível pelo e-Título, pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e pelo Disque-Eleitor, no telefone 148.

Veja quais serviços eleitorais seguem disponíveis após fechamento do cadastro
Filas se formaram nos últimos dias para o cadastro eleitoral em Juiz de Fora (Foto: Leonardo Costa)

Eleitor sem biometria vai poder votar?

De acordo com as regras eleitorais, qualquer pessoa com o título regular poderá votar nas Eleições 2026. Quem não cadastrou a biometria dentro do prazo poderá votar normalmente, desde que esteja com a situação eleitoral regular.

Nesse caso, a identificação na seção eleitoral será feita por meio da apresentação de documento oficial de identidade com foto.

Já quem não transferiu o título para outra cidade ou não alterou o local de votação dentro do prazo terá que votar na seção eleitoral em que está cadastrado atualmente. Caso esteja fora da cidade onde vota no dia da eleição, o eleitor deverá justificar a ausência às urnas.

Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

Tópicos: eleições 2026