Urnas eletrônicas chegam nesta quinta-feira a Juiz de Fora
No total, são mais de 1.400 equipamentos; modelo novo não será utilizado na cidade
As urnas eletrônicas que serão utilizadas pelos juiz-foranos nas eleições de 2022 chegam na cidade nesta quinta-feira (25). São mais de 1.400 máquinas encaminhadas à cidade, oriundas da sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG) em Belo Horizonte. O transporte será feito em caminhões lacrados e rastreados, contando também com o monitoramento da Polícia Militar Rodoviária e a Polícia Rodoviária Federal. A previsão de chegada é às 13h.
Os equipamentos ficarão armazenados em um galpão na sede do 2º Batalhão da Polícia Militar, no Bairro Santa Terezinha, até o primeiro turno das eleições, que ocorre no dia 2 de outubro. No quantitativo total, já estão incluídas cerca de 150 urnas de contingência, que podem ser utilizadas para substituir as máquinas que apresentem defeito antes e durante a votação. Juiz de Fora conta com 1.245 seções de votação, distribuídas em quatro zonas eleitorais.
Novo modelo da urna eletrônica não será utilizado na cidade
Neste pleito, os eleitores de Juiz de Fora não serão contemplados com o novo modelo de urna eletrônica. Nomeada de UE2020, a versão incorpora novidades e um visual ligeiramente diferente, com o teclado situado abaixo da tela e não mais ao lado. Em Minas, somente os eleitores de Belo Horizonte e dos municípios da região metropolitana da capital poderão contar com o equipamento atualizado.
Juiz de Fora irá receber urnas da versão UE2015 – o mesmo modelo utilizado desde o início da votação eletrônica no país. Em comparação com o número de equipamentos utilizados nas eleições municipais de 2020 na cidade, houve um incremento de, aproximadamente, 200 urnas no quantitativo total. Segundo o chefe de cartório da 153ª Zona Eleitoral, Eduardo Braga, o acréscimo se deve ao fato de que, no último pleito eleitoral, o TRE/MG teve que realizar um agrupamento de seções pela falta de urnas disponíveis, tendo em vista que os modelos UE2006 e UE2008 eram considerados obsoletos e não poderiam ser utilizados.
Mais de 55 mil equipamentos no estado
Em Minas, serão mais de 55 mil urnas utilizadas nas eleições 2022. Cerca de 40 servidores e funcionários terceirizados do TRE/MG estão envolvidos na logística. Noventa e cinco caminhões serão utilizados no transporte das urnas eletrônicas. Eles percorrerão cerca de 72 mil quilômetros pelas estradas mineiras.
Os equipamentos que serão usados na capital e em Contagem permanecem armazenados em um depósito do TRE/MG, na região metropolitana de Belo Horizonte, até a véspera do primeiro turno.
Tópicos: eleições 2022