Três novos vereadores tomam posse em Juiz de Fora

Juraci Scheffer, Nilton Militão e Wagner França ocupam vagas deixadas por Betão, Sheila e Charlles, respectivamente


Por Carolina Leonel

31/01/2019 às 20h07- Atualizada 31/01/2019 às 20h31

Três novos vereadores de Juiz de Fora foram empossados, na tarde desta quinta-feira (31), na Câmara Municipal. Eles vão ocupar as vagas dos parlamentares eleitos no pleito de outubro do ano passado para vagas na Assembleia Legislativa (ALMG) e Câmara dos Deputados. Juraci Scheffer (PT) ocupa o lugar de Roberto Cupolillo (Betão, PT), eleito deputado estadual; Nilton Militão (PTC) fica na cadeira da Sheila Oliveira (PSL), que também assume vaga no parlamento mineiro; e Wagner França (PP) assume o posto de Charlles Evangelista (PSL), que cumprirá mandato como deputado federal.

A Tribuna conversou com os novos parlamentares sobre a expectativa e desafios de seus mandatos. Os três políticos destacaram como desafio o enfrentamento do cenário econômico no qual o Município se encontra, mas estão animados diante das expectativas de trabalho e articulação política.

“Embora nosso país e, principalmente, nosso município tenha passado por dificuldades, a expectativa (para o mandato) é muito boa. Pretendemos elaborar projetos que possam, de alguma forma, melhorar a qualidade de vida das pessoas, e também buscar recursos com deputados estaduais, deputados federais e até no Senado – nós temos uma ligação muito grande com o senador Carlos Viana (PHS)”, afirmou Militão.

Afirmando-se mais experiente após suas outras duas atuações como vereador, Juraci Scheffer disse que, em um primeiro momento, é necessário ter conhecimento das verdadeiras demandas municipais a fim de retribuir o reconhecimento da população. “Iremos atuar para que o cidadão juiz-forano não seja prejudicado e para que tenha serviço público de qualidade, na educação, saúde, transporte coletivo e limpeza urbana. Já estamos tomando conhecimento da situação financeira do município, para começarmos a tomar as medidas e fazer as proposições legislativas.”

Tendo a liderança sindical em seu histórico, Wagner França afirma que vai trabalhar em defesa do trabalhador, sem abrir mão de suas posições e convicções. “(Iremos) procurar fazer por nossa cidade, principalmente pelos mais carentes e defendê-los da melhor maneira que pudermos. Temos a certeza de que, se andarmos unidos e tivermos uma integração, com bom senso entre Câmara e Executivo, conseguiremos caminhar com mais facilidade. Esta é a nossa intenção”, disse.

A solenidade de posse aconteceu no plenário do Legislativo. Na ocasião, os novos vereadores fizeram a leitura do juramento e assinaram o termo de posse. Os novos parlamentares iniciarão suas atividades à frente do Legislativo a partir desta sexta-feira (1°). A Câmara, no entanto, continua em recesso, só voltando às atividades na segunda quinzena de fevereiro.

wagner assessoria camara
Wagner França (PP) (Foto: Assessoria Câmara Municipal)

Wagner França (PP)

Com atuação no Sindicato dos Empregados no Comércio de Juiz de Fora (Sindicomerciários), o juiz-forano, após tentar o pleito por três vezes consecutivas – 2008, 2012 e 2016 -, alcançou uma cadeira do Legislativo Municipal. Com 21 anos na vice-presidência do Sindicomerciários, Wagner França tem 55 anos e trabalha em defesa dos direitos trabalhistas, atuando nas áreas sociais e comunitárias. O ingresso na política e a aspiração à vereança foram incentivados pelos próprios comerciários por sua atuação frente à entidade de classe.

juraci assessoria camara 21
Juraci Scheffer (PT) (Foto: Assessoria Câmara Municipal)

Juraci Scheffer (PT)

Eleito suplente em 2016 com 2.264 votos, o petista já cumpriu outros dois mandatos na Câmara Municipal: em 1996, quando também ficou como suplente e assumiu o mandato no ano seguinte. Nas eleições de 2000, foi o vereador mais votado em Juiz de Fora, obtendo 4.547 votos. Ele também concorreu ao cargo em 2008, 2012 e 2016. Scheffer tem 53 anos e é natural de Juiz de Fora, é formado em Direito e possui especialização em gestão pública.

militao assessoria camara 2JPG1
Nilton Militão (PTC) (Foto: Assessoria Câmara Municipal)

Nilton Militão (PTC)

Após atuar como vereador na legislatura 2013-2016, Militão retorna à Casa assumindo a suplência com 2.686 votos. Em seu primeiro mandato, exerceu as funções de primeiro e segundo secretário da Mesa Diretora. Durante a vida pública, trabalhou no Laboratório de Análises Clínicas do PAM Marechal, na farmácia do Hospital de Pronto Socorro Municipal (HPS) e no Samu. Também foi assessor da Secretaria de Saúde (PJF). Nilton Militão tem 51 anos e é natural de Juiz de Fora.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.