Servidores de Minas devem receber terceira parcela do salário em setembro
A segunda parcela dos inativos segue sendo depositada até a próxima sexta-feira
A segunda parcela do salário dos servidores do Estado de Minas Gerais que estava prevista para a última segunda-feira (27), não foi paga aos trabalhadores aposentados e pensionistas. De acordo com os inativos, essa situação se repete há três meses. O Governo anunciou nesta quarta-feira (29) que os valores foram depositados na conta dos trabalhadores da ativa e em parte na dos aposentados e pensionistas. A segunda parcela dos inativos segue sendo depositada até a próxima sexta-feira (31), data prevista para o pagamento da terceira parcela.
Em nota, a Secretaria de Fazenda do Estado explica que, por uma questão de fluxo de caixa do Tesouro Estadual, a última parcela do pagamento do mês de agosto será feita em setembro. O Governo ainda reforça que apenas 13% dos servidores aguarda pela terceira parcela. O comunicado também informou que nesse mês, por iniciativa do governador Fernando Pimentel, foi criada uma comissão, com representantes governamentais e dos sindicatos para acompanhar os dados fiscais do Estado, como a entrada e a saída de recursos, fluxo de impostos, sanções do Governo federal e pagamento da folha.
De acordo com a diretora de comunicação do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute/MG) subsede Juiz de Fora, Yara Aquino, os trabalhadores aposentados acompanham indignados a prevalência dos atrasos. “Estamos todos revoltados, o pagamento já está parcelado há muito tempo, quando chega na segunda parcela, agora, os aposentados não conseguem receber. Ficam no ar, sem saber quando poderão contar com o dinheiro. Levamos a manifestação para o Calçadão, na terça-feira (28), e vamos continuar mobilizados para que alguma atitude seja tomada se esse quadro de mantiver dessa forma.”
Tópicos: crise fiscal