Lula chega a Juiz de Fora e se encontra com trabalhadores no Viaduto Roza Cabinda
Presidente participa da inauguração do elevado e assina ordem de serviço para melhorias de rodovias
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Juiz de Fora na tarde desta sexta-feira (28). O chefe do executivo nacional pousou de helicóptero no Estádio Doutor José Procópio Teixeira Filho – o campo do Sport Club Juiz de Fora -, localizado na região central de Juiz de Fora. Antes da cerimônia de inauguração do Viaduto Roza Cabinda, Lula teve um encontro com um grupo de trabalhadores no elevado (veja vídeo ao final da matéria).
Ao chegar no Sport, o presidente ganhou uma camisa do Verdão da Avenida das mãos do presidente do clube, João Pereira de Almeida, o Dudinha.
Em Minas Gerais desde a tarde dessa quinta (27), Lula visita Juiz de Fora para marcar, ao lado da prefeita Margarida Salomão (PT), a inauguração do Viaduto Roza Cabinda, sobre a linha férrea na Rua Benjamin Constant, no Centro. A solenidade está prevista para começar às 15h.
Segundo informações de bastidores, o almoço do presidente na cidade será na Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), preparado pelo chef Thiago Caiafa, e o menu será paella mineira e canjiquinha cremosa. Nas redes sociais da PJF, foi registrado o momento em que a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, brinca com a cachorra Valentina.
Inauguração do Viaduto
A cerimônia de inauguração do Viaduto Roza Cabinda, que acontece nesta tarde, é a concretização de um investimento de R$ 20 milhões, de acordo com a presidência. Desse valor, 80% teria sido oriundo do Governo federal.
No mesmo evento, Lula também assinará ordem de serviço para melhorias nas rodovias BR-267 (entre Leopoldina e Juiz de Fora e entre Juiz de Fora e Bom Jardim de Minas) e BR-499 (na cidade de Santos Dumont).
Em maio, edital que contempla ambos os trechos teve o resultado publicado, com a empresa vencedora oferecendo os serviços por aproximadamente R$ 29 milhões.
Encontro com grupo de trabalhadores
Antes da cerimônia de inauguração do Viaduto Roza Cabinda, o presidente Lula teve um encontro com 60 trabalhadores que atuaram nas obras do elevado e com funcionários do Demlurb. O grupo posou para fotos com o chefe do Executivo federal e com a prefeita Margarida Salomão (PT).
Trânsito tranquilo e princípio de confusão
A Avenida Francisco Bernardino teve o tráfego interrompido a partir da Rua São Sebastião. O trânsito no local, até o momento, não apresenta complicações.
Já no centro da inauguração, informações da equipe de reportagem da Tribuna dão conta de que há fila para acessar o local, mas sem grande retenção. As pessoas precisam passar por revista e detector de metal para conseguirem acessar o local do evento.
Na véspera do início da cerimônia, a reportagem da Tribuna flagrou um início de confusão nas ruas no entorno do evento. Dois homens ergueram um cartaz com os dizeres “fora Lula”. Um apoiador do presidente chegou a derrubar o cartaz das mãos dos rapazes, mas a dupla foi retirada do local por seguranças sem que a ocorrência se agravasse. No Parque Halfeld também houve uma manifestação contra o chefe do Governo federal.
A Tribuna também flagrou uma pequena manifestação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (Sinserpu-JF) por “respeito e condições dignas de trabalho para o Demlurb”.