Ouça agora

PJF assegura 13º até dia 20


Por Tribuna

27/11/2013 às 07h00

No mês que antecede o pagamento do 13º salário pelas prefeituras, a Associação Mineira dos Municípios (AMM) divulgou estudo que atesta a dificuldade das administrações em arcar com o benefício. Segundo a AMM, 30% dos municípios mineiros não têm orçamento para cobrir tais despesas. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), no entanto, afirma não passar por problemas que impeçam o pagamento, já tendo o orçamento preparado para pagar o 13º, de modo que não haja impacto no planejamento financeiro para 2014. Segundo a secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH), o pagamento deve ocorrer até dia 20 de dezembro.

É o que afirma chefe da pasta, Andreia Goreske. Segundo Andreia, a situação de dificuldade atinge a PJF, como quaisquer outras prefeituras, mas o planejamento da SARH junto à Secretaria da Fazenda permite que o Executivo pague seus funcionários dentro do prazo. "Fizemos uma gestão austera, planejamos os recursos e pagaremos até o dia 20 do próximo mês. A data ainda será oficializada, podendo sair antes disso. Nosso esforço foi para cumprir com todas as obrigações sem prejudicar o caixa para o ano que vem."

A importância do planejamento é ressaltada pelos estudos da associação. Segundo a assessoria da AMM, muitos prefeitos, no esforço por cumprir com o pagamento do benefício, podem deixar o caixa das prefeituras num "déficit alarmante, devido ao número de demandas e à falta de recursos disponibilizados pelo Governo federal". A distorção nas contas municipais já acumularia, conforme a entidade, um prejuízo de R$ 864 milhões entre o ano de 2012 e setembro de 2013, graças às desonerações de impostos concedidos pela União. A AMM afirma, ainda, que 68,1% dos municípios devem pagar o 13º em parcela única, 19,1% em duas parcelas e 12,8% pagaram durante todo o ano.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (Sinserpu), Amarildo Romanazzi, a PJF já conversou com o sindicato e garantiu, também aos servidores, o pagamento do benefício sem atrasos. "A PJF nos confirmou a informação de que não tem dificuldades quanto ao pagamento do 13º. Não é um problema pelo qual têm passado os servidores públicos do Município, uma vez que o pagamento ocorreu praticamente sem nenhum transtorno em todas as gestões anteriores."