Genial/Quaest em Minas: Zema tem 62% de aprovação, e Cleitinho lidera intenção de votos
Em Minas Gerais foram ouvidos 1.482 eleitores de forma presencial
Dados da pesquisa Genial/Quaest divulgados nesta quinta-feira (27) apontam que, em Minas Gerais, o governador Romeu Zema (Novo), em seu segundo mandato e com pretensões nacionais, é aprovado por 62% dos eleitores e desaprovado por 30%. Os que não souberam ou não responderam são 8%. Além disso, o senador Cleiton Azevedo, o Cleitinho (Republicanos), lidera a intenção de votos para governador neste momento.
Quando à avaliação e governo, são 41% os que veem os resultados de Zema como positivos. Outros 37% acham que é regular e 14% veem como negativo. São 8% novamente os que não souberam ou não responderam.
Zema tem seus melhores resultados nas políticas para educação (50% de avaliação positiva e 17% de negativa) e atração e empresas (45% de avaliação positiva e 18% de negativa). Os piores desempenhos se dão em infraestrutura e mobilidade (31% de positivo e 27% de negativo) e saúde (37% de positivo e 25% de negativo).
Em Minas Gerais foram ouvidos 1.482 eleitores de forma presencial.
Cleitinho na ponta, e vice de Zema em último

O cenário estimulado da pesquisa Genial/Quaest revelou nesta quinta, ainda, que o senador Cleiton Azevedo, o Cleitinho (Republicanos), acumula 33% das intenções de votos para governador de Minas. O segundo mais lembrado é Alexandre Kalil (Republicanos), ex-prefeito de Belo Horizonte, que teria 16% dos votos, seguido por Rodrigo Pacheco (PSD), com 8%. Em último, apesar dos 62% de aprovação do governo Zema, aparece o seu vice, Mateus Simões (Novo), com 4% das intenções dos eleitores mineiros.
A pesquisa ainda mostra que 18% dos entrevistados se declararam indecisos, enquanto 21% afirmaram que não irão às urnas ou terão voto branco ou nulo.
Tópicos: cleitinho / eleições / eleições 2026 / minas gerais / romeu zema / zema