Polícia Civil agenda greve para o dia 10
Os servidores da Polícia Civil de Minas Gerais entram em greve no próximo dia 10. A decisão foi tomada após assembleia geral da categoria, realizada na tarde em Belo Horizonte. "O movimento é uma resposta ao Governo que não cumpriu com o acordo realizado em 2011", afirma o dirigente da regional da Zona da Mata dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Sindpol/MG), Marcelo Armstrong. De acordo com Armstrong, após a reunião, os policiais saíram em passeata pelas ruas da capital e queimaram caixões. "O ato foi realizado para simbolizar a morte da polícia devido ao descaso que enfrentamos."
A categoria luta pela revisão de sua Lei Orgânica, que define o plano de carreira. Entre outras reivindicações, a corporação pede a equiparação do salário da base a um terço do salário de delegado geral grau B; a reestruturação das carreiras administrativas; o aumento do número de servidores – o desejo é que o efetivo dobre, passando dos atuais nove mil para 18 mil funcionários – e melhoras nas condições de trabalho. "Precisamos de mais estrutura para prestar um serviço de qualidade à população. Do jeito que estamos, não podemos continuar", declarou Armstrong.
O dirigente do Sindpol afirma que a paralisação vai cumprir a lei da greve, ou seja, a escala mínima de 30% do efetivo será respeitada. Ele acrescenta que, caso as negociações não avancem, a categoria irá realizar atos públicos no Mineirão durante a Copa das Confederações.









