Em visita à Indonésia, Lula anuncia que buscará novo mandato em 2026

Petista cita energia para concorrer novamente e fala em quarto mandato


Por Estadão Conteúdo

23/10/2025 às 08h41

Lula e presidente da Indonésia
Encontro entre Lula e presidente da Indonésia aconteceu em Jacarta, capital do país (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (23), em Jacarta, que vai buscar um quarto mandato nas eleições de 2026. A declaração foi dada durante pronunciamento conjunto ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, no Palácio Merdeka.

“Vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que estou com a mesma energia que tinha com 30 anos de idade. Pode ter certeza, vou disputar um quarto mandato no Brasil. Estou dizendo isso porque nós ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano, mas eu estou preparado para disputar outras eleições”, disse Lula.

O encontro ocorreu em clima descontraído. Subianto, que completou 74 anos na semana passada, convidou Lula — que faz 80 anos na segunda-feira (27) — para uma comemoração conjunta na noite desta quinta-feira (23).

A recepção em Jacarta marca o início da visita de Estado de Lula à Indonésia, que se estende até sexta-feira (24).

  • LEIA MAIS notícias sobre Política aqui

*Texto com informações do Estadão Conteúdo, reescrito com o auxílio do Chat GPT, e revisado por nossa equipe

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.