Câmara lidera movimento de integração entre municípios para retomada econômica

Representações de mais de 50 cidades estiveram em Juiz de Fora na última semana, para um encontro no qual o assunto foi tratado


Por Renan Ribeiro

21/07/2021 às 10h03

A Câmara Municipal de Juiz de Fora lidera o movimento de integração entre municípios da Zona da Mata, com o intuito de formar uma associação que visa a cooperação técnica para a retomada da economia e o fortalecimento do Legislativo na região. Representações de mais de 50 cidades estiveram em Juiz de Fora na última semana, para um encontro no qual o assunto foi tratado. Nas próximas semanas, serão tomadas decisões como o modelo de associação que será adotado.

A ideia é delinear um norte para a contribuição e o fortalecimento em uma organização de ajuda mútua. O que inclui, por exemplo, auxílio contábil e jurídico para municípios menores. A articulação já está em andamento com os presidentes das Câmaras de Leopoldina, Bicas, Ewbank da Câmara, Matias Barbosa e Lima Duarte, entre outros. Será disponibilizado aos outros municípios interessados o documento, com o estatuto e as regras para participar da iniciativa.

No encontro, foram destacadas as principais dificuldades das cidades, como as necessidades de pavimentação de estradas. A avaliação é que as melhorias podem evitar acidentes, diminuir o deslocamento, escoar a produção e fortalecer, assim, o desenvolvimento regional e econômico das cidades da região.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.