Servidores da PJF terão expediente alterado em dias de jogos do Brasil
Portaria foi publicada nesta quinta-feira; prefeita diz que iniciativa é para “valorizar as mulheres no esporte”
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vai publicar, na quinta-feira (20), portaria que estipula ponto facultativo e define diretrizes para o expediente de trabalho de servidores do Executivo nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023. O anúncio foi feito pela prefeita Margarida Salomão (PT) nesta quarta-feira (19), por meio das redes sociais.
“Isso, como vocês sabem, é uma tradição consolidada na Copa do Mundo quando jogam os homens. Nós, aqui em Juiz de Fora, que temos, inclusive, um governo paritário, entendemos que é muito necessário valorizar as mulheres no esporte”, declarou Margarida.
Na estreia da Seleção Brasileira, na segunda (24), quando o Brasil enfrenta a seleção do Panamá às 8h, o expediente terá início às 12h. Já no segundo jogo, contra a França, no sábado (29), não haverá alteração no horário de trabalho. Na última partida, contra a Jamaica, no dia 2 de agosto, às 7h, o horário de trabalho começa às 11h. A portaria define que as horas não trabalhadas em decorrência dos pontos facultativos serão objeto de compensação, mediante combinação do servidor e o gestor da unidade administrativa em que esteja lotado.
O ponto facultativo não se aplica aos profissionais de serviço permanente, que exerce funções obedecendo a escalas de plantão, nas áreas de saúde, limpeza pública, mobilidade urbana e segurança patrimonial e das Escolas Municipais cujo calendário escolar aprovado pela Secretaria de Educação preveja o dia do ponto facultativo como dia letivo, além dos demais servidores convocados para possíveis situações de emergência, ou que trabalhem em regime de escalas de plantão.