Primeiro dia de votação para Reitoria na UFJF registra atrasos na abertura de seções
Presidente da Comissão Organizadora da Consulta Pública afirma que problemas foram contornados; pleito continua nesta quinta
O primeiro dia de votação para a Consulta Pública que elegerá a nova Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) contou com reclamações sobre atrasos na abertura de algumas seções para votação. Segundo Flávio Sereno, presidente da Comissão Organizadora da Consulta Pública (COCP), os atrasos aconteceram em algumas seções em Governador Valadares e na Faculdade de Educação Física (Faefid), em Juiz de Fora.
Em relação aos atrasos, Sereno afirmou que a comissão organizadora conta com voluntários dentro da comunidade acadêmica para o andamento do processo, participando como mesários e fiscais. Para atender um colégio eleitoral de mais de 26 mil pessoas, são necessárias pelo menos 72 pessoas para a abertura das 36 seções, segundo ele. “Com isso, qualquer intercorrência de eventual falta de pessoal resulta em algum atraso no ritmo previsto. E como a comissão abre as urnas em uma sequência de três rotas, o atraso de uma urna implica no atraso da urna seguinte prevista no trajeto definido. No caso do primeiro dia, nós tivemos uma parte das urnas que sofreram esse atraso, e outra parte que funcionou normalmente nos horários previstos”, explicou. Ainda de acordo com Sereno, mesmo com atrasos, os horários de votação não seriam estendidos. “Temos a expectativa de que os dois dias serão suficientes para garantir a participação”.
Outra pauta reclamada por alguns participantes do processo eleitoral foi a realização de campanha no dia da Consulta Pública através de canais de comunicação on-line, o que infringe as normas regulamentadoras do processo. Sobre o caso, o presidente da COCP afirmou que “a comissão segue verificando a procedência e, em caso de confirmação, solicitando a retirada das postagens feitas fora do prazo regulamentar previsto”.
Três chapas disputam a preferência da comunidade acadêmica na Consulta Pública que termina nesta quinta-feira: UFJF das Gentes, formada pela atual vice-reitora Girlene Alves da Silva e por Telmo Mota Ronzani; A UFJF que eu quero, que tem Lyderson Facio Viccini como candidato a reitor e Mônica Ribeiro de Oliveira como vice; e UFJFs 5.0, com Flávio Iassuo Takakura e Eliana Lúcia Ferreira.