Transamérica FM inicia rodada de entrevistas com deputados e deputadas
Ana Pimentel (PT) foi a primeira deputada federal eleita por JF em 2022 a comparecer ao programa
Dando início a uma série de entrevistas que a Rádio Transamérica FM irá realizar nas próximas semanas com os parlamentares eleitos este ano pela cidade de Juiz de Fora, a deputada federal eleita Ana Pimentel (PT) participou, na manhã desta quinta-feira (15), do programa “Tribuna Transamérica”, apresentando pelo radialista Marcelo Juliani e pelo editor-geral da Tribuna, Paulo Cesar Magella. Nas próximas semanas, sempre às quintas-feiras, às 10h20, serão recebidos os outros cinco deputados e deputadas federais e estaduais eleitos pelo município.
Ana, que é conhecida por muitos por ter ocupado a chefia da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no momento mais agudo da pandemia de Covid-19, é médica sanitarista e ex-professora universitária, com trajetória na rede pública de saúde. A nova parlamentar foi eleita com 72.681 votos e teve sua iniciação na política ainda enquanto estudante, quando presidiu o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) durante a gestão da ex-reitora e atual prefeita Margarida Salomão (PT). Quando questionada sobre quais seriam os maiores desafios que serão enfrentados em seu próximo mandato, a ex-secretária afirmou que as consequências da pandemia e a atual situação econômica e social do país terão destaque em seu trabalho parlamentar.
“O Brasil voltou a ter mais de 30 milhões de pessoas passando fome. Nós sofremos muito com os cortes no orçamento de Saúde e da Educação, e, na minha visão, esses serão os principais desafios que iremos enfrentar. Eu já comecei a ir para Brasília e participei dos grupos de trabalho de transição e das articulações que recentemente aprovaram a PEC da transição”, relata Ana, que também informou já ter iniciado contatos com outros parlamentares eleitos por Minas Gerais, além da outra deputada federal eleita pelo município, Delegada Ione Barbosa (Avante), em busca de criar articulações futuras.
Principais projetos para o novo mandato
Além de elencar a importância e o pioneirismo de Juiz de Fora em alguns pontos, Ana também ressaltou entre seus objetivos a garantia do verdadeiro atendimento médico universal e gratuito. “Nós não podemos naturalizar a ideia de que somente quem pode pagar pode ter acesso a medicina especializada. Esse é um desafio da União, tanto por ser orçamentário quanto por estar relacionado à gestão. É muito importante também nesse momento retomar as campanhas de imunização, porque a vacinação é fundamental, tendo em vista inclusive a volta de doenças como a poliomielite.”