Primeiro Encontro de Lideranças discute potencialidade do Aeroporto Regional

“Juiz de Fora não é mais a Manchester Mineira”, diz Margarida em evento voltado à proposição de ações para o desenvolvimento da região a partir da união entre municípios 


Por Nayara Zanetti

14/04/2025 às 16h33

Foto Leornardo Costa
(Foto: Tribuna de Minas)

A potencialidade do Aeroporto Presidente Itamar Franco, também conhecido como Aeroporto Regional da Zona da Mata, foi discutida no Encontro de Lideranças, sediado em Juiz de Fora, na manhã desta segunda-feira (14), no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da região, o evento busca unir lideranças políticas, empresariais e acadêmicas para propor ações  relativas a demandas antigas da Zona da Mata, que, mais tarde, serão levadas aos Governos estadual e federal.  O primeiro encontro contou com a presença de prefeitos da região para discutir o tema “Conexões viárias”. 

A abertura do evento foi feita pela prefeita Margarida Salomão (PT), com participação de Suzana Neves, diretora-presidente da Rede Tribuna de Comunicação. “Meu pai foi um grande precursor desse movimento de desenvolvimento da Zona da Mata, e o jornal foi fundado com a premissa de dar voz a esses movimentos”, comenta Suzana.

Neste sentido, a aposta é que o Aeroporto Itamar Franco possa desempenhar papel fundamental na estruturação de um polo tecnológico inovador, produzindo conhecimento e atraindo instituições de pesquisa e empreendedores. Mas, para isso, ainda há obstáculos a serem superados. 

Dificuldade de acesso 

Os chefes do Executivo e as demais lideranças políticas presentes debateram problemas envolvendo o Aeroporto Regional, localizado entre as cidades de Goianá e Rio Novo, como a dificuldade de acesso e as limitadas opções de rotas dos voos. “O Aeroporto da Zona da Mata é o segundo maior de Minas e não temos voo direto para Belo Horizonte, por exemplo”, aponta Margarida. De acordo com os presentes, antes o terminal oferecia voos diretos para Belo Horizonte, de cerca de 20 minutos, que ficavam lotados, mas foram suspensos.

Ainda a respeito do Aeroporto Regional, os presentes manifestaram o desejo de criação de um Distrito Industrial para facilitar a logística de escoamento da produção da região. Como resultado do evento, ficou decidido que será marcada  reunião com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para rever a grade de voos, e uma visita ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), para discutir projeto de ligação da BR-040 ao aeroporto, facilitando o acesso. 

Além do assunto principal, as lideranças trouxeram outras demandas da região para serem discutidas em encontros futuros, como a situação da BR-267 e da BR-265 , Hospital Regional, e o desenvolvimento turístico da região principalmente por meio dos parques estaduais da Mata do Krambeck, de Ibitipoca e do Chapadão da Serra Negra.   

“Juiz de Fora não é mais a “Manchester Mineira” e não vai ser. Nós temos que buscar ser outra coisa. Se pensarmos que será igual ao passado, não vai. Temos que investir em conhecimento”, disse a prefeita de Juiz de Fora. 

Ao fim do primeiro Encontro de Lideranças, plenária realiza a aprovação de carta de Juiz de Fora. A expectativa é de que o encontro ocorra pelo menos três vezes ao ano. O próximo deve acontecer em dois meses com o tema saúde. O terceiro deverá ter como tema central saneamento básico. 

Presenças

Compareceram no evento o prefeito de Belmiro Braga, José Paulo de Oliveira Franco, o prefeito de Bom Jardim de Minas, José Francisco Mattos, o prefeito de Descoberto, Luis Fernando de Oliveira, o prefeito de Goianá, Paulo Roberto de Assis, o Pavãozinho, o prefeito de Guarani, Emerson Patrick Vieira, o prefeito de Matias Barbosa, Mauricio dos Reis Domingos, o  vice-prefeito de Rio Pomba, Carlos Augusto, o prefeito de Rio Pretó, Antônio Márcio Vieira, o prefeito de Viçosa Angelo Chequer, o prefeito de Rio Novo,Guilherme Nogueira, o prefeito de Argirita, Vitor Simas, o prefeito de Leopoldina, Pedro Junqueira, o vice-prefeito de Mar de Espanha, Carlos Augusto, o prefeito de Chácara, Bilim, o prefeito de Volta Grande, Ivan Soares Pulling, a vice-prefeita de Ewbank da Câmara, Erika Luzia Mendes, o prefeito de Santana do Deserto, Ricardo Vianna de Lima, o prefeito de Coronel Pacheco, Marcos Aurélio, o prefeito de Alto Rio Doce, Victor de Paiva Lopes, a prefeita de Lima Duarte, Elenice Delgado, a prefeita de Oliveira Fortes,Silmar Dias, o prefeito de Alfredo Vasconcelos, Amarílio Antônio Ferreira, o prefeito de Antônio Carlos, Marcelo Ribeiro, a perfeita de Aracitaba, Marcília do Neném, a perfeita de Divinésia, Cirlei, e o prefeito de Olaria, Waldinei. Os deputados estaduais Charles Santos, Noraldino Júnior e Betão e os deputados federais Ana Pimentel, Mário Heringer e Luiz Fernando Faria também estiveram presentes. 

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.