Estado pode ficar com Represa de São Pedro
O Governo de Minas pode ficar com a Represa de São Pedro como parte do pagamento de passivos da Companhia Têxtil Ferreira Guimarães junto aos cofres públicos estaduais. A proposta de compensação foi levada nesta segunda-feira (10) ao governador Antonio Anastasia (PSDB) pelo deputado estadual Lafayette Andrada (PSDB). O entendimento prévio é de que, não havendo impedimentos legais, o negócio pode ser concretizado. "O governador pediu que procurássemos o advogado-geral do Estado, Marco Antônio Rebelo Romanelli, para analisar a questão. Ele antecipou, no entanto, que não vê problema em adquirir a represa que é responsável pelo abastecimento de 8% da população juiz-forana", explicou Lafayette. A Represa de São Pedro está a leilão. Pertencente à falida Companhia Têxtil Ferreira Guimarães, o espaço, que se tornou uma área de preservação permanente (APP), poderá ser arrematado por quem apresentar melhor proposta até o dia 1º de julho no Cartório da 2ª Vara Empresarial da Comarca do Rio de Janeiro, onde corre o processo de alienação judicial dos ativos da extinta companhia.
A entrada do governador nas discussões foi requerida pelo vereador Antônio Aguiar (PMDB). Além da via política, o parlamentar criou um movimento na Câmara Municipal, que tenta provocar o Ministério Público para intervir junto ao Fórum do Rio de Janeiro, na tentativa de retirar a represa da lista de bens penhoráveis. O argumento é de que, como parte do abastecimento de água da cidade ainda depende daquela área, qualquer outra destinação será considerada como danosa para a coletividade. O diretor-presidente da Cesama, André Borges de Souza, também não descarta recorrer à Justiça para explicitar a importância da represa para o abastecimento de água do município. Para ele, o fato de a licença para o uso da água ainda vigorar é um fator que tranquiliza.
Além das esferas política e judicial, a ameaça de venda da Represa de São Pedro foi tema de palestras realizadas na Faculdade de Engenharia da UFJF, durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente. Os moradores próximos a área também pretendem fazer mobilização, caso não haja alternativa para manutenção do espaço. O presidente da Associação dos Moradores Impactados pela Construção da BR-440, Luiz Cláudio dos Santos, defendeu a compra da represa pela Prefeitura, proposta que se aproxima da iniciativa anunciada por Lafayette Andrada. Além do Governo de Minas, o Município de Juiz de Fora e a União têm recursos referentes a débitos fiscais para receber da Companhia Têxtil Ferreira Guimarães.









