Tópicos em alta: polícia / chuva

Candidatos à presidência participam de primeiro debate na TV

Oito nomes confirmaram presença no programa que ocorre nesta quinta-feira (9)

Por Gracielle Nocelli

09/08/2018 às 14h29- Atualizada 09/08/2018 às 15h34

Oito candidatos à Presidência da República participam do primeira debate televisivo das eleições de 2018, que ocorre nesta quinta-feira (9), às 22h, na Rede Bandeirantes. O programa será mediado pelo jornalista Ricardo Boechat e será dividido em cinco blocos, durante os quais serão realizadas perguntas de eleitores, jornalistas e dos concorrentes. Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede) confirmaram presença.

O conteúdo continua após o anúncio

Segundo a legislação eleitoral, é obrigatório que os organizadores de debates convidem os candidatos de partidos ou coligações que tenham, pelo menos, cinco parlamentares entre os 513 deputados federais e 81 senadores. Nestas eleições, nove dos 13 presidenciáveis atendem ao requisito. Além dos nomes confirmados no debate da Band, o candidato Luís Inácio Lula da Silva também integra a lista. No entanto, a participação dele não foi autorizada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Assim, o PT confirmou que fará uma transmissão paralela pela internet durante o debate na Band. O chamado “Debate com Lula”, sem o ex-presidente, reunirá o candidato a vice, Fernando Haddad, a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) – escolhida para ser vice na chapa após a Justiça Eleitoral definir a situação de Lula na disputa -, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o coordenador da campanha, José Sergio Gabrielli. O “debate” paralelo começará às 22h. O PT avaliou que um programa pelas redes sociais daria mais exposição a Haddad e Manuela do que se os dois fossem ao debate na TV como convidados. A estratégia do partido é vincular diretamente os candidatos à imagem de Lula, preso em Curitiba desde 7 de abril.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia