Tópicos em alta: tiroteio entre polícias / polícia / enem 2018

Estatuto da Criança e do Adolescente é debatido em abertura de conferência

Evento chega à oitava edição abordando o tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento às violências”

Por Tribuna

08/11/2018 às 20h02

Foi aberta, nesta quinta-feira (8), a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que chegou à oitava edição abordando o tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento às violências”. A abertura do evento, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), vinculado à Secretaria de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora, contou com apresentações de dança e música, com o grupo “Gente em Primeiro Lugar”.

Após a apresentação cultural, o professor Delnério Cruz realizou palestra, enfatizando o estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a importância da ação coletiva e do engajamento na defesa dos direitos e na proposição de políticas para o setor. As discussões se iniciaram após apresentação de vídeo abordando a importância da união na resolução de problemas. Ao longo da palestra, o público pôde, também, tirar dúvidas. Cruz é pós-graduado em Administração de Recursos Humanos e Controladoria Governamental e especialista em conselhos de direito e políticas públicas para infância e adolescência.

O conteúdo continua após o anúncio

Presente na abertura, o prefeito Antônio Almas (PSDB) destacou a participação popular e a oportunidade de discussão e diálogo, enfatizando a continuidade das políticas públicas: “Se os caminhos anteriores não tivessem sido trilhados, não estaríamos aqui. O processo administrativo e político deve ser contínuo, com avaliação do que não está dando certo e a manutenção do que está”.

O secretário de Governo, José Sóter de Figueirôa, reforçou a importância do diálogo, destacando que “na nossa realidade a violência se manifesta de diversas formas, e isso nos remete a desafios enormes. Essa responsabilidade tem que ser compartilhada não somente no âmbito do município, mas também do estado e da União.”

De acordo com a presidente do CMDCA, Jeanne de Oliveira, a conferência propicia maior participação da sociedade civil no conselho, além de ajudar na proposição de políticas. “O maior objetivo, hoje, é construir propostas de trabalho que saiam do papel e se direcionem para ações.”
Nesta sexta-feira (9), a partir das 8h, a conferência terá continuidade, com plenárias temáticas e eleição dos delegados à conferência estadual. O evento acontece no Ritz Hotel.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia