Tópicos em alta: polícia / crise fiscal / campeonato mineiro

JF elege três deputados federais e cinco estaduais

Com 100% das urnas apuradas em Minas Gerais, oito nomes de Juiz de Fora figuram na lista de eleitos até agora e irão contribuir para uma maior representação parlamentar nos legislativos federal e estadual a partir de 2015. Para a Câmara dos Deputados, Marcus Pestana (PSDB), Júlio Delgado (PSB) e Margarida Salomão (PT) foram reeleitos. […]

Por Hélio Rocha e Renato Salles

05/10/2014 às 22h56- Atualizada 06/10/2014 às 09h42

Com 100% das urnas apuradas em Minas Gerais, oito nomes de Juiz de Fora figuram na lista de eleitos até agora e irão contribuir para uma maior representação parlamentar nos legislativos federal e estadual a partir de 2015. Para a Câmara dos Deputados, Marcus Pestana (PSDB), Júlio Delgado (PSB) e Margarida Salomão (PT) foram reeleitos. Já na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), outros cinco nomes garantiram mandato: Antônio Jorge (PPS), Isauro Calais (PMN), Noraldino Júnior (PSC) e Missionário Márcio Santiago. Completa a lista o deputado estadual Lafayette Andrada (PSDB), que foi reeleito. Outro que tentou prorrogar seu mandato, entretanto, sem sucesso, foi o deputado estadual Leonardo Moreira (PSDB).

O aumento da representatividade local se dá exatamente na Assembleia Legislativa, já que, na Câmara, a reeleição de Pestana, Júlio e Margarida mantém o atual número de deputados federais da cidade. Por outro lado, na Assembleia, o número mais do que dobra, já que, atualmente, apenas Lafayette e Leonardo Moreira são detentores de mandato. Os campeões de voto em Juiz de Fora foram Margarida, com 53.485 ou 21,59% dos votos válidos, e Noraldino Júnior, com 34.471 ou 15,18% dos votos válidos na corrida pela ALMG. Com o resultados, os quatro novos deputados estaduais eleitos por Juiz de Fora se juntam a outros 22 novatos, o que representa uma renovação de 33,77% das 77 cadeiras do legislativo mineiro. Já a bancada do estado na Câmara dos Deputados terá 17 novos nomes, o que corresponde a uma renovação de 32% de um total de 53 cadeiras.

Mudança no Palácio Barbosa Lima
Com a saída dos vereadores Isauro e Noraldino no próximo ano, a Câmara Municipal deve ter nova figuração a partir de janeiro. Os primeiros na lista de suplentes são, respectivamente, o radialista Léo de Oliveira (PMN) e o ex-vereador José Emanuel (PSC).

Novos nomes na Assembleia
Além de Lafayette Andrada, a renovação na ALMG colocará quatro novos nomes juiz-foranos no Legislativo estadual. Ex-secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge pretende valer-se da experiência como secretário e vereador. “Isso me deu um capital político muito grande, que agora queremos levá-lo até a Assembleia. Defendo a reforma política e o modelo distrital. E é exatamente isso que pretendo emular, já que tive um votação consistente nas cidades da região. Além do foco na saúde, pretendo trabalhar para fomentar o desenvolvimento econômico regional. A Assembleia é um bom canal para isso.”

Após cinco mandatos como vereador em Juiz de Fora, quatro tentativas de chegar à Assembleia e com o apoio do prefeito Bruno Siqueira (PMDB), Isauro Calais conquistou enfim uma vaga no Legislativo Estadual. “Vou chegar a Belo Horizonte cutucando e mostrando que Juiz de Fora deve ser ouvida”, disse, em entrevista à Rádio Solar, durante a cobertura feita em parceria com a Tribuna.

Noraldino também se mostrou satisfeito com o resultado. “Meu principal objetivo é fazer com a que a população de Juiz de Fora e de Minas participe do mandato, não só durante a campanha. Pretendo exercer um trabalho atuante, em prol da cidade. Ficamos muito tempo sem representatividade. Vou fazer o que puder e não puder para ajudar a cidade e região. Gerar emprego, renda e trazer investimentos.” A Tribuna tentou contato com o Missionário Márcio Santiago e com Lafayette Andrada que não retornaram as chamadas.

O conteúdo continua após o anúncio

Representação na Câmara dos Deputados

margarida-fernadoMargarida Salomão se reelegeu, obtendo sua primeira vitória em eleições desde que concorreu à Prefeitura, em 2008. Em 2010, Margarida não deixou as urnas vitoriosa, obtendo a vaga de suplente do PT e assumindo sua cadeira na Câmara dos Deputados apenas após assumir a vaga do ex-deputado federal Gilmar Machado (PT-MG), que se elegeu prefeito de Uberlândia. A deputada obteve metade de sua votação em Juiz de Fora, e os demais votos dispersos pela Zona da Mata. Segundo Margarida, esta distribuição é importante para consolidá-la como uma representante de toda a região, não apenas de Juiz de Fora. “O meu sentimento de gratidão pela região é imenso. Vamos trabalhar por Juiz de Fora e todos os municípios próximos.”

pestana-2Já Pestana obteve com folga sua vaga no Parlamento federal. Ele, que também é presidente do PSDB em Minas Gerais e chegou a ser cotado para se candidatar ao Governo estadual, chega à Câmara dos Deputados pela segunda vez. Ao comentar a vitória, Pestana pontuou temas que vão nortear seu trabalho, como o Aeroporto Presidente Itamar Franco e a estrada de ligação entre a MG-353 e a BR-040, além do Parque Tecnológico da UFJF e da rede de urgência e emergência, representada pelo Hospital Regional. “Teremos que tratar da agenda da Zona da Mata, mas também de grande temas nacionais”

júlio-marceloJá o veterano em disputas à Câmara, Júlio Delgado conseguiu se reeleger para o seu quinto mandato consecutivo. Júlio enalteceu o trabalho de sua equipe de campanha e disse que o resultado consagra sua atuação no Legislativo federal. O deputado já foi relator do processo de cassação do ex-deputado José Dirceu (PT) no caso “mensalão” e frequentemente participa de comissões responsáveis por investigar suspeitas de corrupção. Ele, que é presidente estadual do PSB, tem agora que participar nas decisões da cúpula do partido quanto ao apoio no segundo turno da disputa presidencial e ao futuro do partido em Minas. “Vamos discutir a posição no segundo turno e, também, se seremos oposição ou não no estado. É hora de colocar convicções pessoais de lado e discutir o que é importante para o partido.”

 

 

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia