Governador Romeu Zema em JF pela primeira vez após eleição
Expectativa é de que governador anuncie liberação de recursos para reforma da Escola Estadual Delfim Moreira
O governador Romeu Zema (Novo) cumpre sua primeira agenda oficial em Juiz de Fora como chefe do Poder Executivo de Minas Gerais, função que assumiu em 1º de janeiro deste ano. Os compromissos na cidade nesta sexta-feira (5) serão extensos e devem contar com encontros com prefeitos e lideranças políticas da Zona da Mata e também com empresários da região. No sábado, ele permanece em Juiz de Fora para participar de encontro do Partido Novo. Zema, que desembarcou na cidade na noite de quinta, retorna ao município após completar seis meses de Governo e ainda enfrenta grandes desafios como a busca pelo equilíbrio financeiro do Estado que acumula um déficit fiscal da ordem de R$ 115 bilhões.
Também estão previstas visitas do governador à Superintendência Regional de Saúde, à Vila Olavo Costa – onde deve passar pelo Núcleo Travessia – e à Escola Estadual Delfim Moreira. Apenas esta última atividade será aberta à imprensa, e há a expectativa de que o governador anuncie a liberação de recurso para a recuperação do prédio escolar localizado na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Braz Bernardino, no Centro.
A possibilidade do anúncio de aporte financeiro para a reforma do prédio da escola, também conhecida como Grupos Centrais, foi antecipada pela Tribuna, na coluna Painel, desta quinta-feira. A necessidade de reparos na edificação é um antigo pleito da cidade, externado desde 2013, quando foram constatados problemas de estrutura na edificação. Na ocasião, as atividades escolares foram transferidas para um prédio localizado na Rua Santo Antônio. Desde então, o palacete tem sofrido deterioração externa.
Agenda
Conforme agenda oficial publicada pela assessoria do Governo, o primeiro compromisso de Zema em Juiz de Fora está agendado para às 9h desta sexta, quando o governador visita a Superintendência Regional de Saúde, na Avenida dos Andradas, no Centro. Às 10h, Zema se reúne com prefeitos da região, em lugar não divulgado pela equipe do político.
Da mesma forma, a agenda oficial de Zema não detalha o local onde o governador se reunirá com empresários, a partir das 11h. No entanto, o político deve participar de um almoço empresarial organizado pela Fiemg Regional Zona da Mata, na sede da entidade, no Bairro Industrial. Por fim, na parte da tarde, o governador visita a Vila Olavo Costa, onde deve conhecer o projeto Núcleo Travessia, e a Escola Estadual Delfim Moreira.
Escola ficou de fora de pacote anunciado em maio
No último dia 30 de maio, o governador Romeu Zema e a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, anunciaram um pacote de obras de revitalização em escolas estaduais, iniciativa para os quais havia a previsão da destinação de R$ 21 milhões para intervenções em 132 unidade de 92 municípios, incluindo Juiz de Fora, de várias regiões do estado. Na ocasião, no entanto, não houve previsão para a incidência de aporte financeiro na Escola Estadual Delfim Moreira.
Conforme reportagem publicada pela Tribuna, três escolas de Juiz de Fora receberam, ao fim de junho, verbas previstas pelo pacote: a Escola Estadual Professor Francisco Faria, em Benfica, foi beneficiada com R$ 200 mil para uma segunda etapa da obra de construção da nova sede escolar; à escola Professor Lopes, também em Benfica, foram liberados R$ 27 mil, destinados para recuperação estrutural de laje; a escola Deputado Olavo Costa, no Monte Castelo, recebeu aporte de R$ 254 mil para reforma do telhado, banheiros e cozinha.









