Mil senhas para biometria serão distribuídas no sábado

Plantão acontece neste sábado (8), das 8h às 16h, na Câmara Municipal. Mais de 130 mil eleitores ainda precisam regularizar situação eleitoral na cidade


Por Gabriel Ferreira Borges

04/02/2020 às 20h41- Atualizada 04/02/2020 às 20h57

A Justiça Eleitoral realizará, neste sábado (8), na Câmara Municipal e no Centro de Atendimento ao Eleitor (Avenida Presidente Itamar Franco 1420), entre 8h e 16h, novo plantão de atendimento especial a eleitores para recadastramento da biometria. Mil senhas serão entregues para atendimento ao cidadão em 26 guichês. Conforme números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 130.118 eleitores ainda precisam regularizar a situação na cidade. A parcela corresponde a 32,1% do eleitorado juiz-forano – 405.305. Enquanto na Central de Atendimento ao Eleitor somente serão atendidos os eleitores que fizerem o agendamento, na Câmara o processo se dará por ordem de chegada.

Inicialmente, os eleitores juiz-foranos teriam até o dia 21 de fevereiro para se apresentar ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), mas o prazo foi estendido até 6 de março. Caso o eleitor perca o prazo para revisão biométrica, estará sujeito a penalidades, como o cancelamento do título de eleitor, bem como a impossibilidade de emitir passaporte, carteira de identidade e participar de concursos públicos. Além disso, serviços como a contratação de empréstimos em instituições financeiras públicas e a efetivação de matrículas em instituições de ensino serão restringidos.

Para cadastrar a biometria, o eleitor deve portar carteira de identidade, comprovante de endereço, comprovante de quitação com o serviço militar, CPF e, caso possua, o título de eleitor. O novo passaporte não será aceito como documento de identificação. Além disso, não poderá ser apresentada a nova Carteira Nacional de Habilitação para quem está emitindo o título pela primeira vez.

Em regime de atendimento comum, a regularização biométrica pode ser feita no ônibus do TRE estacionado no Shopping Jardim Norte, no próprio posto de atendimento montado na sede da Câmara e na Central de Atendimento ao Eleitor. Em caso de agendamento, basta marcar o atendimento pelo site do TRE ou, então, pelo Disque-Eleitor (148).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.