A um ano das eleições, 35 mil eleitores juiz-foranos não têm biometria

Outros 44 mil tiveram o título cancelado e poderão regularizar a situação em plantão no sábado


Por Hugo Netto

02/10/2025 às 14h26

Neste sábado (4), faltará exatamente um ano para as eleições 2026. Em função da data, todos os cartórios eleitorais e centrais de atendimento ao eleitor de Minas Gerais estarão abertos das 9h às 17h. Normalmente, a Justiça Eleitoral mineira só funciona de segunda a sexta-feira.

A iniciativa está sendo chamada de Dia B da Biometria, para incentivar eleitores a fazerem o cadastramento biométrico e ficarem em dia com o título de eleitor.

Em Juiz de Fora, são 385.569 eleitores aptos a votar, sendo que 91% deles (350.813) possuem biometria. Os 34.756 que não possuem, além dos 44.044 que tiveram o título cancelado por terem faltado a três eleições consecutivas poderão comparecer na Rua Santo Antônio, número 711, Centro.

O chefe de cartório da 153ª Zona Eleitoral, Eduardo Braga, explica que o tribunal pode determinar uma revisão biométrica obrigatória em determinado município: “Em Juiz de Fora, isso ocorreu entre 2019 e 2020. Logo, aqueles que não compareceram naquele período tiveram seu título cancelado, e aí, para regularizar, precisam coletar a biometria”.

Esses também estão incluídos nos 44 mil com título cancelado. Por isso também é que quase 35 mil podem votar, mesmo sem a biometria, já que não possuíam o título naquela época. Nos municípios em que a biometria não foi obrigatória, o eleitor, mesmo sem esses dados, continua com seu título regular.

Além da coleta de biometria, estarão disponíveis os seguintes serviços:

  • alistamento eleitoral;
  • revisão de dados;
  • transferência do título de eleitor;
  • regularização do título de eleitor;
  • emissão de certidões.

Todos os serviços só estarão disponíveis até 6 de maio de 2026, quando o cadastro eleitoral será fechado.

Para ser atendido, é preciso levar os seguintes documentos:

  • documento de identificação com foto ou certidão de nascimento ou casamento;
  • comprovante de endereço;
  • comprovante de quitação militar – para homens que completam 19 anos em 2025.

Dúvidas podem ser tiradas pelo Disque-Eleitor, nos telefones 148 ou (31) 2116-3600.

No dia 4 de outubro de 2026, a votação será para deputado estadual, deputado federal, duas vagas de senador, governador e presidente da República. 

A um ano das eleições, 35 mil eleitores juiz-foranos não têm biometria
Foto: Tânia Rego / Agência Brasil

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.