DCE terá novas eleições
[Relaciondas_post]A comissão eleitoral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) decidiu pela realização de um novo processo eleitoral para a escolha da futura diretoria da entidade. A decisão foi tomada no último sábado (27), em reunião do Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos (Concada). Após a manifestação de CA’s e DA’s que atuam nos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares, a opção por um novo pleito foi definida por 22 votos a quatro, além de cinco abstenções. O processo será realizado no ano que vem.
Ainda de acordo com a comissão eleitoral, o novo processo ainda não tem data definida, mas deve acontecer após o início de primeiro semestre letivo de 2015, inicialmente previsto para março. Um outro encontro da Concada deve deliberar sobre a forma que o DCE será dirigido até a definição da nova diretoria. A opção pela realização de um novo pleito tem por objetivo sanar quaisquer contaminação do processo surgidas após suspeitas de fraude terem sido levantadas por uma das chapas envolvidas nas eleições realizada nos dias 5 e 6 de novembro.
No último dia 22, um vídeo foi postado na página oficial da Chapa 2, com imagens captadas por uma câmera em funcionamento em local de votação, que sugerem uma possível violação de uma urna instalada na Faculdade de Economia. Alimentam as desconfianças o fato de que, na mesma urna, o número de votos apurados e de assinaturas coletadas não serem o mesmo.
O último pleito foi disputado por três chapas: “Podemos mais” (chapa 1); “Amanhã vai ser outro dia” (chapa 2); e “Tempos modernos” (chapa 3). Após a apuração, a chapa 1 foi declarada vencedora com com 1.528 votos. O resultado, entretanto, será desconsiderado, e um novo processo instaurado, com a possibilidade, inclusive, de inscrição de novas candidaturas.