Prefeita Margarida Salomão, vice, vereadores e secretariado tomam posse

Além da Prefeira Margarida Salomão e do vice-prefeito Marcelo Detoni, foram empossados também os vereadores e vereadoras do município, e o secretariado para o atual mandato


Por Tribuna

01/01/2025 às 18h51

A Tribuna acompanha, nesta quarta (1), a posse do Legislativo e do Executivo no Cine-Theatro Central. Além da Prefeira Margarida Salomão e do vice-prefeito Marcelo Detoni, foram empossados também os vereadores e vereadoras do município, e o secretariado para o atual mandato.

No Secretariado, oito assumem o cargo pela primeira vez, enquanto os demais foram mantidos nas mesmas secretarias da gestão anterior ou realocados para comandar outras pastas.

Os novos nomes são: Ana Luísa Guimarães, à frente da Saúde; Bruna Ferreira da Rocha, em Obras;  Eduardo Crochet, no Turismo; Giliard Tenório, na Comunicação; Lourdes Carmo Militão, na Secretaria Especial da Mulher; Luan David Ferreira, na Secretaria de Licitação e Gestão de Contratos; Ronaldo Pinto Jr, na Secretaria de Governo e Matheus Jacometti, nos Recursos Humanos.

A PJF teve também a reformulação de algumas pastas, como a extinção da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) e criação da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, chefiada por Aline Junqueira.

Foram criadas novas pastas para a gestão que se inicia com o ato de posse: a Secretaria Especial da Igualdade Racial, sob a liderança de Giane Elisa; a Secretaria Especial da Mulher, comandada por Lourdes Carmo Militão; e a Secretaria do Bem-Estar Animal, que terá Márcio Guerra à frente. Além delas, foi instituída a Secretaria de Licitações e Gestão de Contratos, com Luan David Ferreira como responsável.

Vereadores

A Câmara passa a ser formada por 23 vereadores, sendo 15 parlamentares reeleitos, seis novos nomes e dois ex-vereadores que retornam para mais um mandato. Pela primeira vez, Juiz de Fora elegeu 5 mulheres para o cargo legislativo.

Na divisão das bancadas, 12 siglas estarão presentes na atual Legislatura. O partido com o maior número de vereadores será o PT, com quatro membros. O PL e o PSB fizeram três cadeiras, enquanto o  MDB, PDT e UNIÃO elegeram dois vereadores cada. Os demais partidos com representação da CMJF foram: Republicanos, PV, PSD, PP, Rede, PCdoB e Avante – este último, pela primeira vez com um representante na CMJF.

Foram empossados para novo mandato os vereadores Sargento Mello Casal (PL), Cida Oliveira (PT), Tiago Bonecão (PSD), Julinho Rossignoli (PP), Zé Márcio-Garotinho (PDT), Cido Reis (PCdoB), Mauricio Delgado (REDE), Juraci Scheffer (PT), Laiz Perrut (PT), Dr. Antônio Aguiar (UNIÃO), Pardal (UNIÃO), Marlon Siqueira (MDB), Protetora Kátia Franco (PSB), João Wagner Antoniol (MDB) e André Luiz (REPUBLICANOS). Retornam os ex-vereadores João do Joaninho (PSB) e André Mariano (PL), e assumiram seus primeiros mandatos os candidatos eleitos Vitinho (PSB), Roberta Lopes (PL), Negro Bússola (PV), Letícia Delgado (PT), Fiote (PDT) e Dr. Marcelo Condé (Avante). André Mariano (PL) e João do Joaninho retornam à Câmara.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.