Congonhas registra 3º vazamento e identifica carreamento de resíduos em área de mineradora
Vistorias da prefeitura identificaram carreamento de resíduos por enxurrada em área interna da CSN Mineração, sem registro de rompimento de estruturas
A prefeitura de Congonhas — 183 quilômetros de Juiz de Fora — informou que o município registrou um terceiro episódio de vazamento na região. Desta vez, a ocorrência envolve a CSN Mineração e, após vistorias realizadas entre sexta-feira (23) e terça-feira (27), foi identificado “carreamento de resíduos por enxurrada, decorrentes de deficiências nos sistemas de drenagem das vias internas da mineradora”.
Segundo o Executivo municipal, a fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas constatou que o carreamento na área interna é da CSN Mineração. A prefeitura afirmou que não foi identificada qualquer situação de rompimento das estruturas. Procurada, a empresa ainda não se manifestou.
De acordo com nota do município, as vistorias ocorreram após o recebimento de denúncias e tiveram caráter preventivo e técnico. “No Dique do Fraille, na região do Bairro Plataforma, verificou-se carreamento significativo de resíduos, situação que motivou a exigência de adequações estruturais, de forma que a estrutura passe a suportar adequadamente o elevado volume de material proveniente de diferentes direções, evitando riscos de extravasamento”, informou a prefeitura de Congonhas.
“Já na Cachoeira de Santo Antônio, foi observado carreamento de material por fortes enxurradas no sentido do Rio Santo Antônio”, acrescentou o município.
Ainda na sexta-feira, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente emitiu comunicações e ofícios em caráter emergencial, solicitando à CSN Mineração esclarecimentos técnicos atualizados sobre a integridade, a estabilidade e a gestão de riscos das estruturas associadas à atividade minerária no município. Segundo a prefeitura, a empresa respondeu dentro do prazo estabelecido e informou que não foram identificadas anomalias estruturais.
A vistoria também apontou problemas de drenagem e danos ambientais decorrentes do carreamento de resíduos da atividade minerária que atingiram corpos d’água, classificados como de natureza moderada. A Defesa Civil Municipal realizou vistoria na área na tarde de terça-feira, após denúncia de moradores, e confirmou as mesmas condições identificadas pela fiscalização ambiental.
“A prefeitura de Congonhas segue acompanhando a situação de forma rigorosa e permanente, mantendo o monitoramento técnico das áreas afetadas e adotando todas as providências legais necessárias para a proteção do meio ambiente, a prevenção de novos impactos e a segurança da população”, informou em nota.
Suspensão de alvarás da Vale
A prefeitura de Congonhas suspendeu os alvarás de funcionamento da Vale no município na segunda-feira (26), após o vazamento de água de duas estruturas de drenagem (sumps) para rios e córregos da cidade.
O primeiro vazamento ocorreu na mina chamada Fábrica, no domingo (25). Poucas horas depois, no mesmo dia, vazou água na mina Viga. Cerca de 200 mil metros cúbicos de água vazaram para rios de Congonhas.
Em nota, a Vale afirmou, na ocasião, que iria se manifestar dentro dos prazos legais sobre as exigências feitas pelo município, colaborando integralmente com as autoridades e prestando todos os esclarecimentos necessários.
Texto com informações do Estadão Conteúdo, reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe
Resumo desta notícia gerado por IA
- A prefeitura de Congonhas informou que vistorias entre sexta-feira (23) e terça-feira (27) identificaram carreamento de resíduos por enxurrada em área interna da CSN Mineração.
- O município afirmou que não houve registro de rompimento de estruturas e que exigiu adequações após carreamento significativo no Dique do Fraille e na Cachoeira de Santo Antônio.
- A fiscalização apontou problemas de drenagem e danos ambientais moderados em corpos d’água, e a Defesa Civil confirmou as condições após denúncia de moradores.
- Em outra ocorrência, a prefeitura suspendeu alvarás da Vale na segunda-feira (26) após vazamentos de água de estruturas de drenagem para rios e córregos da cidade.









