Cachaças mineiras são premiadas em concurso de destilados na Itália
Evento internacional premia bebidas que são consideradas ‘espirituosas’; Zona da Mata e regiões Sul e Central Mineira tiveram 11 medalhas
Cachaças mineiras foram premiadas em um concurso de destilados na Itália, chamado ‘Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles’, no início deste mês. O evento internacional premia bebidas que são consideradas “espirituosas” em todo o mundo, e, no total, 11 medalhas foram entregues a bebidas da Zona da Mata e das regiões Sul e Central de Minas Gerais. As bebidas que receberam o prêmio foram notadas por estarem trabalhando na melhoria da sua produção e na gestão de negócios, pontos de destaque do concurso. Para a avaliação, os juízes avaliam notas sensoriais, como sabor, aroma e coloração das bebidas destiladas.
Além das cachaças, também participam bebidas como uísques, conhaques, runs, gins e iguarias do gênero, que são avaliadas e julgadas por especialistas reconhecidos internacionalmente. Parte dos jurados para aprimorar essas características e fortalecer agroindústrias em busca do sucesso, o Sistema Faemg Senar oferece diversos cursos e programas especiais que auxiliam na profissionalização de empresas rurais. Um desses programas é o de assistência técnica e gerencial para agroindústria da cachaça, oferecido em diversas regiões do estado.
Dentre as vencedoras, se destaca a cachaça Capitão, de Bom Jardim de Minas, vencedora da Grande Medalha de Ouro, que também conquistou prêmios no Concurso de Vinhos e Destilados de São Paulo e na Expocachaça. Já a Fazenda Cana Brasil, que produz diversos rótulos de destilados, ganhou seis medalhas do concurso em 2023. A cachaça Flor das Gerais, de Felixlândia, é uma das bebidas mais antigas de Minas Gerais, com certificado desde 2009, e que reúne já diversos prêmios.
A Spirits Selection do Concours Mondial de Bruxelles foi realizada na cidade de Treviso entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro. A próxima edição da Spirits Selection será realizada em Renhuai, na China, em setembro de 2024.
Confira as cachaças mineiras premiadas:
Cachaça Capitão – Bom Jardim de Minas
Grande Medalha de Ouro – Cachaça Capitão Prata
Medalha de Prata – Cachaça Capitão Amburana
Fazenda Cana Brasil – Itaverava
Medalha de Ouro – Cachaça Pracatu Blend Pau Brasil
Medalha de Ouro – Gin Trevo Raro
Medalha de Prata – Cachaça Sotaques Classic
Medalha de Prata – Cachaça Pracatu Branquinha
Medalha de Prata – Cachaça Bela Prata
Medalha de Prata – Cachaça Bela Ouro
Cachaça Flor das Gerais – Felixlândia
Medalha de Ouro – Cachaça Flor das Gerais Amburana
Cachaça Tiê – Aiuruoca
Medalha de Ouro – Cachaça Tiê Prata
Cachaça Pereirinha – Mar de Espanha
Medalha de Prata – Cachaça Pereirinha Duas Madeira