Aberto período de inscrições para as vagas remanescentes na rede estadual

Interessados podem se inscrever até o dia 2 de fevereiro para vagas ainda disponíveis no sistema e terão até dois dias úteis para formalizar a matrícula na instituição escolhida


Por Agência Minas

22/01/2024 às 17h25

Pais, responsáveis e estudantes que perderam o prazo para realizar o Cadastro Escolar 2024 na rede pública de ensino de Minas Gerais têm um novo período de inscrições aberto para as vagas remanescentes, informa a Agência Minas. Desde essa segunda-feira (22) os interessados já podem acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br, até o dia 2 de fevereiro, para tentar mais uma oportunidade na rede estadual e garantir a continuidade dos estudos no ano letivo de 2024.

Deve se inscrever no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) o estudante que pretende entrar na rede pública de ensino ou que deseja mudar de escola em 2024. Também podem se cadastrar os alunos matriculados em 2023 em escola pública, cuja unidade de ensino não ofertará em 2024 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado pelo estudante.

Leia mais notícias sobre Minas aqui.

Aqueles que pretendem retornar aos estudos no ensino fundamental ou ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem se cadastrar, lembrando que para ingresso na EJA é necessário que seja observada a idade mínima de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio. Além disso, estão disponíveis vagas para quem estiver interessado em ingressar na educação profissional, ensino médio em tempo integral (EMTI) ou integral profissional. Todas as orientações podem ser consultadas na Resolução SEE nº Nº 4.917/2023.

Educação profissional

Dentre as vagas remanescentes à disposição, estão as direcionadas para os cursos da educação profissional oferecidos dentro das escolas estaduais. Ao todo, 662 escolas do estado oferecem 38 cursos distintos para os estudantes que desejam garantir um passo a mais em sua qualificação. Administração, agronegócio, recursos humanos, agente comunitário de saúde, enfermagem, logística e informática são apenas algumas das diversas opções à disposição dos estudantes mineiros.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.