Cidade mineira registra dia mais quente da história do país

Antes, registro de maior temperatura havia sido feito em Piauí quando termômetros marcaram 44,7 graus há 18 anos


Por Nayara Zanetti

21/11/2023 às 12h15

Uma cidade mineira registrou o dia mais quente do Brasil em 18 anos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município de Araçuaí (MG), distante 678 quilômetros de Belo Horizonte, no Vale do Jequitinhonha, fez 44,8 graus no último domingo (19). O recorde anterior havia sido registrado em Bom Jesus, no estado do Piauí, quando a máxima atingiu 44,7 graus no dia 21 de novembro de 2005.

O recorde aconteceu no décimo dia da onda de calor, que foi a oitava registrada neste ano no Brasil. O fenômeno estava em atuação desde o dia 8 de novembro e acabou no fim de semana. As maiores temperaturas registradas pelo instituto nessa última onda de calor foram: Araçuaí, com 44,8°C em 19 de novembro; São Romão, também em Minas Gerais, com 43,4°C em 15 de novembro; Porto Murtinho, no Mato Grosso, com 43,4°C em 16 de novembro; e Corumbá, também no Mato Grosso, com 43,4°C em 14 de novembro

Ainda no domingo, Minas também se posicionou com outras três cidades entre as cinco mais quentes do país. Itaobim, também no Vale do Jequitinhonha, com 42,8ºC, Governador Valadares, na região Leste, a 315 quilômetros da capital, com 41,6ºC, e Salinas, na região Norte, a 634 quilômetros de Belo Horizonte, com 41,3ºC.

LEIA MAIS

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.