Polícia Militar de Minas Gerais será comandada por uma mulher pela primeira vez na história

Coronel Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues foi nomeada pelo governador do estado, Mateus Simões


Por Vinicius Soares

19/05/2026 às 17h16

Polícia Militar de Minas Gerais será comandada por uma mulher pela primeira vez na história
Foto: Divulgação/PMMG

O Governo de Minas Gerais anunciou a nomeação da coronel Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues, de 48 anos, como nova comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Ela será a primeira mulher a ocupar o cargo. A decisão foi tomada pelo governador Mateus Simões.

Bacharel em Direito, a nova comandante-geral possui especialização em Direito Militar, Gestão Estratégica de Pessoas e Violência Doméstica. Ao longo da carreira, atuou em funções operacionais, estratégicas e de gestão na PMMG, incluindo cargos como diretora de Proteção Social, diretora de Comunicação Organizacional, comandante da Primeira Companhia de Polícia Militar Independente de Prevenção à Violência Doméstica e da 228ª Companhia Tático Móvel do 49º BPM, além de subchefe do Gabinete Militar do Governador. Ingressou na corporação em 1997 e concluiu o Curso de Formação de Oficiais em 2000 pela Academia da Polícia Militar.

A data oficial para a mudança de comando ainda será definida. Na ocasião, serão prestadas homenagens ao coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, que deixa o cargo após cumprir sua missão institucional.