PM lança campanha contra golpes digitais em Minas

“Se Deu Dúvida, é Golpe” tem o apoio do influencer Tião Bruto Sistemático


Por Sandra Zanella

17/10/2024 às 17h45

“Se Deu Dúvida, é Golpe” é o tema da campanha contra estelionatos digitais lançada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) nesta quinta-feira (17). A corporação quer conscientizar a população mineira, principalmente os idosos, sobre os mais diversos golpes praticados por criminosos por meio da internet, como PIX errado, promoções tentadoras, falsos funcionários de bancos, cupons de descontos e boletos montados.

O influencer Tião Bruto Sistemático é o garoto-propaganda da iniciativa, que já tem seu primeiro vídeo circulando nas redes sociais. O lançamento neste terceiro trimestre do ano acontece de olho na movimentação online decorrente da aproximação da Black Friday e do Natal. Entre as diversas peças publicitárias estão também spots de rádio, outdoors e cartazes com dicas de segurança. Dessa forma, a PM vislumbra reduzir a criminalidade em Minas com base no tripé: comunicação, inteligência e operações.

“No âmbito do serviço de inteligência, haverá o direcionamento de esforços para o levantamento e identificação de autores envolvidos nesses delitos. Destaca-se, ainda, que, além de diversas operações que serão realizadas, foi estabelecido um Procedimento Operacional Padrão, que melhora a recepção das informações e agiliza o processo de registro de ocorrências, facilitando a persecução criminal”, detalha a PM, por meio da Agência Minas.

“O golpe existe”

O chefe do Estado-Maior da PM, coronel Maurício José de Oliveira, destaca que a campanha será a maior já realizada em ambiente virtual. “Esta é uma ação de polícia preventiva que busca, de forma bem mineira, atingir toda a sociedade.” Também no evento de lançamento, Tião agradeceu por fazer parte da campanha e enfatizou que as pessoas precisam ficar alertas: “O golpe existe, abre o olho! Qualquer coisa, procure a Polícia Militar.”

O chefe do Centro de Jornalismo Policial, tenente-coronel Flávio Santiago, reforça que os estelionatos virtuais afetam não só Minas Gerais, mas o mundo. “Nossas mães, pais, filhos, amigos, todos correm o risco de cair nas mãos de estelionatários, que se aproveitam da ingenuidade ou ocasião para aplicação de golpes. Por isso, a importância da campanha, sobretudo com a união de todos.”

A PM solicita à população o compartilhamento das peças publicitárias da campanha “Se Deu Dúvida, é Golpe” e pede às vítimas que não deixem de fazer o registro de ocorrência para possibilitar a prisão de estelionatários e combater a modalidade criminosa.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.