Quase 800 pensionistas estão em situação irregular por não realizar prova de vida

Saiba como e até qual data o cadastro pode ser atualizado


Por Nayara Zanetti

17/01/2024 às 13h43- Atualizada 17/01/2024 às 13h47

De acordo com o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), 787 pensionistas, que fazem aniversário em novembro, não realizaram a Prova de Vida anual. Caso o cadastro não seja regularizado até o dia 30 de janeiro, o pagamento do benefício será suspenso.

A lista com todos os nomes que estão com cadastro atrasado consta no Diário Oficial do Executivo do dia 6 deste mês, nas páginas 13 a 15. Os pensionistas notificados ou seus representantes legais devem comparecer presencialmente a uma das 56 agências regionais do instituto, localizadas em Belo Horizonte e no interior do estado com seus documentos pessoais originais com foto (ex: RG ou CNH) e o CPF, e realizar a Prova de Vida.

LEIA TAMBÉM: Pensionistas do Ipsemg agora podem fazer prova de vida por aplicativo

Saiba o que fazer

Para o atendimento presencial nas regionais do Ipsemg, é necessário fazer o agendamento prévio por meio da página ou pelo aplicativo MG App, disponível para download, gratuito, nas versões Android ou iOS.

De acordo com o Decreto nº 42.758, artigo 39, inciso II, a Prova de Vida é um procedimento obrigatório que deve ser feita anualmente no mês de aniversário por todos os pensionistas do Ipsemg, e é necessária para continuidade do recebimento do benefício de pensão.

O pensionista que não fizer o recadastramento anual pode ter o seu benefício suspenso, que só será restabelecido na folha de pagamento posterior à regularização do cadastro.

O cadastro pode ser realizado de duas formas:

  • Digitalmente

Por meio do Aplicativo Gov.Br, modalidade que pode ser utilizada por beneficiários que possuem biometria cadastrada no TSE ou Detran. O aplicativo está disponível para Android e IOS. Essa modalidade é válida apenas para a realização da prova de vida no mês de aniversário.

  • Presencialmente

– Banco Itaú: em qualquer agência (somente no mês de aniversário);

– Unidades Regionais do Ipsemg: agendamento por telefone disponível no site do Ipsemg ou por meio do Portal MG;

– Unidades de Atendimento Integrado (UAI): agendamento pelo Portal MG;

– Cidade Administrativa de Minas Gerais: agendamento pelo Portal MG.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.