Terremoto de 2,9 na Escala Richter atinge cidade de Divinópolis

Abalo de magnitude baixa foi sentido por moradores de oito bairros, segundo autoridades


Por Tribuna

11/01/2022 às 18h26

Um tremor de terra de 2,9 na Escala Richter foi registrado em Divinópolis, cidade no Centro-Oeste de Minas Gerais, na noite desta segunda-feira (10). Segundo informações da Prefeitura do município, o terremoto, considerado de magnitude baixa, foi medido pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), por volta das 20h.

Segundo a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Divinópolis, o abalo sísmico foi sentido por moradores de cerca de oito bairros da região Noroeste de cidade. No entanto, não houve chamados para ocorrências relacionadas ao incidente. As causas ainda não foram detalhadas.

Ainda de acordo com a RSBR, tremores com magnitude de 2 a 4 são semelhantes ao impacto da passagem de um veículo grande e pesado. Magnitude entre 4 e 6 causa quebra de vidros e provoca rachaduras nas paredes e desloca móveis. Já abalos entre 6 e 7 provocam danos em edifícios e destruição de construções frágeis. Tremores com magnitude entre 7 e 8 causam danos graves em edifícios e grandes rachaduras no solo. Entre 8 e 9, há destruição de pontes, viadutos e quase todas as construções . Já magnitude maior que 9 causa destruição total com ondulações visíveis.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.