Fontes radioativas de césio-137 desaparecidas em MG são achadas em SP

Fontes radioativas foram encontradas em São Paulo e, segundo a polícia, estão sob análise da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)


Por Mateus Salomão, Metrópoles

10/07/2023 às 17h31

As duas cápsulas radioativas de césio-137 que desapareceram em Minas Gerais foram encontradas em São Paulo. A Polícia Civil de Minas Gerais informou, nesta segunda-feira (10), que os materiais estão sob a análise da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

De acordo com informações do portal G1, os materiais radioativos supostamente furtados de uma mineradora estavam em caixas encontradas em uma empresa de sucatas de São Paulo (SP). O desaparecimento, porém, ocorreu a mais de 400 km dali, em Nazareno (MG).

A empresa dona das cápsulas, a AMG Brasil, informou ao portal que conduz investigação interna para apurar responsabilidades sobre o sumiço dos objetos radioativos. O sumiço aconteceu na noite do dia 29 de junho.

Leia mais no Portal Metrópoles, parceiro da Tribuna de Minas. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.