Minas bate recorde de temperatura no ano, com 42 graus
Cidade de Arinos, no Noroeste de Minas, foi a mais quente do estado na segunda-feira
A cidade de Arinos, no Noroeste de Minas Gerais, bateu o recorde de maior temperatura do ano no estado. Os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registraram máxima de 42,3 graus na segunda-feira (7).
Também no Noroeste de Minas, a cidade de Unaí, até então detentora do recorde, chegou aos 41,4 graus na segunda. Conforme o Inmet, antes de ser desbancada por Arinos, a maior temperatura do ano em Minas Gerais tinha sido registrada em Unaí, no último sábado (5), com 42,2 graus.
Isso acontece, de acordo com o Inmet, por conta de uma massa de ar quente e seco que atua sobre a região. Ao longo desta terça-feira (8), a previsão é que os termômetros sigam altos, inclusive em Juiz de Fora.
Para a cidade, a máxima prevista é de 28 graus, com céu claro a parcialmente nublado. O ápice do calor é esperado para quarta-feira (9), quando a temperatura pode superar os 30 graus.
O calor dá uma trégua com a chegada da chuva. Segundo o Inmet, a configuração dos ventos e a disponibilidade de umidade em médios níveis da atmosfera já começam a trazer a possibilidade de chuva isolada. Na quarta, já será possível notar aumento da nebulosidade em Juiz de Fora.
A tendência é que a partir da próxima quinta-feira (10), as pancadas de fim de tarde e noite se espalhem para grande parte do estado.