Recursos da Vale não serão usados para pagar servidores mineiros
“O acordo estabelece que todos os recursos sejam vinculados a projetos específicos, em benefício direto da população”, diz o Governo
O Governo de Minas Gerais reforçou, nesta segunda-feira (8), que os R$ 37,7 bilhões a serem pagos pela mineradora Vale ao Estado como medida de reparação pelo rompimento de uma barragem, em Brumadinho, em 2019, não poderão ser usados para pagamento de salários e outros benefícios a servidores públicos de Minas Gerais. “O acordo estabelece que todos os recursos sejam vinculados a projetos específicos, em benefício direto da população”, diz o Governo. Mais de 30% do valor será revertido em ações no município de Brumadinho, o mais afetado pela tragédia.
O termo de medidas de reparação foi assinado na última quinta-feira pelo Governo e pela Vale e também pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG). “Esse foi o maior acordo reparatório, em termos financeiros e com participação do Poder Público, já firmado na América Latina, e um dos maiores do mundo”, considera o Estado.
“Nós estamos usando esta indenização, reparação, para o povo mineiro, e não para o caixa do Estado. Continuaremos sendo um Estado com terríveis dificuldades financeiras, mas o povo mineiro vai receber o legado”, pontuou o governador Romeu Zema (Novo). Ainda de acordo com o governador, a verba reparatória será revertida em obras e ações que vão melhorar a vida das populações atingidas.
“São obras que significarão um legado para 21 milhões de mineiros. Seria muito fácil e muito errado o Estado se apropriar do recurso que é do povo, então esse recurso está sendo destinado aos mineiros que foram afetados por essa tragédia, que não só nos entristeceu muito, mas fez com que a atividade econômica fosse seriamente afetada”, considerou o governador.
Na última sexta-feira, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, sinalizou que, entre as diversas ações que podem ser contempladas pelos recursos do acordo firmado com a Vale, as obras do Hospital Regional de Juiz de Fora podem ser retomadas.









