Estado recebe mais 315,6 mil doses da Coronavac

Com nova carga de imunizantes, estado espera iniciar vacinação a idosos com 90 anos ou mais; detalhes para o inicio da campanha ainda não foram divulgados


Por Tribuna

08/02/2021 às 11h19

O Governo de Minas Gerais recebeu, no domingo (7), uma nova remessa da vacina Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Foram 315,6 mil doses recebidas no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, que darão início à quarta etapa da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a covid-19 no estado. Com a nova carga do imunizante, o estado tem a expectativa de iniciar a vacinação de idosos com 90 anos ou mais. A data para início da campanha para este público ainda não foi divulgada.

Até o momento, a vacinação no estado alcançou os profissionais qua atuam em unidades de saúde e idosos ou pessoas com deficiência institucionalizados. Minas Gerais segue o Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde (MS) e, além de iniciar a vacinação em idosos, também pretende alcançar mais 6% dos trabalhadores de saúde, totalizando 73% de imunizados nesse público.

Mais de um milhão de doses em Minas

A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou no dia 18 de janeiro, quando chegou o primeiro lote de vacinas. Desde então, três remessas chegaram a Minas Gerais: 577.480 mil doses de CoronaVac, 190.500 mil doses de AstraZeneca e mais 87.600 mil doses de CoronaVac. Com a mais recente carga recebida no domingo, o estado chega a 1.171.180 imunizantes.

De acordo com o Vacinômetro, da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), 304.314 pessoas já foram imunizadas no estado. Em Juiz de Fora, até a última atualização da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (SS/PJF) nesta segunda-feira (8), 14.992 pessoas receberam a vacina.

A reportagem da Tribuna entrou em contato com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora para saber detalhes sobre a distribuição da nova remessa para os municípios da região, mas foi informada de que o direcionamento da nova carga será detalhado pela SES na noite desta segunda, durante coletiva de imprensa prevista para as 19h.

A Tribuna também entrou em contato com a PJF questionando a preparação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para receber o público idoso para a vacinação, mas a secretaria informou que ainda não foi notificada sobre a nova remessa e que só poderá divulgar o procedimento após a notificação com informações sobre o quantitativo de doses e o público-alvo.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.